Participants

Contact & Activities

Participating city

A Coruña
246.028 inhabitants

Local contact

Dirección de Área de Infraestructuras y Movilidad
Marta Rey Fojo
Ayuntamiento de A Coruña
Concejalía de Urbanismo, Vivienda, Infraestructuras y Movilidad
Dirección de Área de Infraestructuras y Movilidad
c/ Caballeros, nº 21 (Edificio de la Estación de Autobuses)
15009 - A Coruña
++34 981 184 263

Participation 2012

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
No decorrer da Semana Europeia da Mobilidade a realizar no Município de Miranda do Corvo, considerando o programa e as atividades planeadas no âmbito desta iniciativa, pretende-se que os munícipes se dediquem e participem numa semana inteira dedicada à mobilidade sustentável.
O principal objetivo, para além do alerta para a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à mudança de hábitos e à utilização do automóvel particular, se consciencializem para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído.
Com estas ações pretende-se proporcionar a oportunidade aos munícipes para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e usufruírem de atividades ao ar livre, estreitando relações interpessoais e em contacto com a natureza.
Pretende-se também proporcionar uma oportunidade para redescobrirem a Vila de Miranda do Corvo, estreitando relações com outros munícipes e redescobrir o património natural e construído, num ambiente mais saudável e agradável.
Ao focalizar as ações e atividades no tema específico desta Semana Europeia da Mobilidade, ou seja, ao incentivar os seus cidadãos para que se “Avance na direção certa”, o Município de Miranda do Corvo pretende estimular à participação consciencializando para uma adaptação ou mudança de atitudes. Assim, atendendo às ações que se pretendem seguir e implementar no decorrer desta semana, ou seja, a utilização e usufruto dos vários percursos pedestres existentes e demarcados no concelho, a adoção da bicicleta como transporte alternativo e a educação para a responsabilidade rodoviária, pretende-se, em simultâneo, que estas também sejam assumidas como medidas de carácter permanente e que sustentam o tema deste ano, “Avançando na direção certa”.
Quem não gostaria de viver numa vila com ar puro e pouco ruído? Um lugar livre de trânsito, onde movimentar-se fosse fácil e onde os cidadãos pudessem desfrutar de uma elevada qualidade de vida? Uma vila da qual se orgulhem por ser conhecida como uma vila preocupada e ativa na proteção do ambiente de forma inovadora e prospetiva? Estas atividades podem ser o início para que esta visão se torne uma realidade.
O essencial será a divulgação de boas práticas, fazendo uma disseminação da informação disponível ao maior número de potenciais munícipes interessados. Pretende-se, pois, facilitar o acesso a toda esta informação permitindo que mais munícipes beneficiem destas atividades, promovendo a procura de parceiros adequados para o desenvolvimento destas ações ou para a sua implementação com caráter permanente.
Queremos dar valor ao património histórico e natural contribuindo para a sua preservação através da adoção de diferentes meios de locomoção e de diferentes modos de estar e conviver. Com estas ações pretendemos mostrar a todos como usufruir do espaço público e contribuir para a sua dinamização e vivência em comunidade com respeito pelo ambiente. Com pequenas ações caminharemos em direção a um futuro mais risonho - AVANÇANDO NA DIREÇÃO CERTA.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
  • Develop public bicycle hiring and sharing systems
  • Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
  • Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
  • Extension or creation of new greenways
Accessibilities
  • Create the tactile pavements
  • Create wheelchair ramps
  • Lowering of pavements
  • Enlargement of pavements