Participants

Contact & Activities

Participating city

Cascais
206.479 inhabitants

Local contact

RC Geral
Complexo Multiserviços da Câmara Municipal de Cascais
Estrada de Manique nº 1830 – Alcoitão
2645-550 Alcabideche
++351 800 203 186

Participation 2007

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
Campanha Estacionamento Cívico – Mobilidade Cívica
Acção de sensibilização junto de condutores de automóveis, para que a mobilidade e segurança de peões e ciclistas seja assegurada. Esta acção, sustentada através da distribuição de informação, realiza-se um dia em cada uma das seis freguesias e insere-se no espírito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Melhores ruas para Todos”.

Marginal Ciclável
No dia 23 de Setembro, das 8H00 e as 12H00, entre Carcavelos e Cascais, a circulação na Marginal irá ser separada com reserva da via direita nos dois sentidos para as bicicletas, sendo que as viaturas de quatro rodas utilizarão a via da esquerda.
Serão disponibilizadas gratuitamente “biCas” em cada extremo do percurso e haverá demonstração, nos Jardins do Casino do Estoril, de “Hand Bikes” (equipamento que possibilita a adaptação universal para cadeiras de rodas, transformando esta ajuda técnica num equipamento com um desempenho aproximado a uma bicicleta).

Cascais, compras sem carros é demais!
Esta acção pretende incentivar a utilização dos parques periféricos ao Centro Histórico da Vila de Cascais, bem com a utilização de transportes públicos, permitindo uma melhor fruição da zona comercial do Centro Histórico de Cascais. Esta iniciativa terá por suporte um stand no Largo Cidade Vitória e prevê a cedência gratuita de veículos ecológicos (por 15 minutos nesta zona) e descontos nas lojas do Centro Histórico mediante apresentação dos tickets de Estacionamento dos Parques do Mercado, do Cascais Villa, da Marina de Cascais e do Dramático, entre outras acções.

Haverá transporte gratuito de bicicletas nos comboios durante a semana;

Incentivar a partilha de transporte individual nas deslocações casa-trabalho-casa (“car sharing”) entre funcionários da CMC, através da INTRANET;

Sensibilizar e mobilizar os funcionários da CMC a estacionar nos parques estacionamento periféricos e utilizarem o busCas no acesso ao centro de Cascais, através da divulgação da gratuitidade desses parques e do serviço busCas na Pagina da CMC.

Ao longo de toda a semana realizar-se-ão medições da qualidade do ar e do ruído, bem como contagens de tráfego, pretendendo a Câmara Municipal de Cascais com estas iniciativas avaliar o impacto da utilização de automóveis no Concelho. Será possível obter dados concretos e estabelecer comparações entre períodos em que o trânsito se encontra normalizado e períodos em que existem cortes | condicionamento de trânsito.

Passeio Pedestre pela Ribeira das Vinhas
Este passeio pedestre pela Ribeira das Vinhas tem por objectivo dar a conhecer os caminhos verdes, “greenways”. Estes caminhos são vias de circulação pedonal, ou em bicicleta, associadas a corredores verdes, nomeadamente fundos de vales e cursos de ribeiras, e poderão constituir uma alternativa viável ao uso do automóvel para deslocações dentro do Concelho de Cascais.

A Agência Cascais Energia irá realizar as “Jornadas da Energia Cascais 2007” de 20 a 23 de Setembro, no âmbito das vertentes: Microgeração, Empreendedorismo na área da Energia, Energia nas Empresas, Construção Sustentável, Eficiência Energética nas Habitações, casos de estudo sobre Gestão Municipal de Energia, Transportes e Mobilidade Sustentável.

3.ª MOSTRA JOVEM 2007, na Baía de Cascais entre o dia 21 e 23 de Setembro. Uma iniciativa organizada por dez associações juvenis do concelho, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Com o objectivo geral de divulgar o associativismo juvenil e o trabalho desenvolvido pelas associações juvenis de Cascais, a Mostra Jovem tem anualmente seleccionado um tema sob o qual organiza o programa deste evento. Em 2007 o tema escolhido foi “Cascais Submerso”, que pretende ser uma chamada de atenção para questões pertinentes para a juventude e restante comunidade, como sejam as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
  • Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Public transport services
  • Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
  • Improvement and extension of the public transport services (express services, increase frequency etc)
  • Use of ecological vehicles for public transport fleets
  • The development of accessible transport services for all
Traffic calming and access control scheme
  • Speed reduction programmes in zones near schools
  • Create park and ride stations
  • Elaboration of new residential areas
Accessibilities
  • Lowering of pavements
  • Enlargement of pavements
New forms of vehicle use and ownership
  • Launch of online car-pooling and car-sharing schemes
  • Use of clean vehicles
Mobility management
  • Launch of awareness-raising campaigns