Participants

Contact & Activities

Participating city

Vila Praia de Âncora (Caminha)
4.688 inhabitants

Local contact

Agenda XXI Local
Andreia Silva
Praça Conselheiro Silva Torres
4910-122 Caminha
++351 258710300

Participation 2007

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
Ao aderir por segunda vez à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros, o Município de Caminha pretende continuar o trabalho de sensibilização da população do concelho para as questões da mobilidade sustentável, enquadradas na crescente preocupação com o ambiente e a promoção da qualidade de vida e de comportamentos sustentáveis.
Alguns pontos essenciais da adesão a esta iniciativa prendem-se com a necessidade de diminuição do tráfego automóvel nos principais aglomerados urbanos do concelho, as vilas de Caminha, sede de concelho, e Vila Praia de Âncora, permitindo a diminuição do ruído, o aumento da qualidade do ar e a revitalização dos espaços públicos.
Serão produzidos diversos materiais de informação e divulgação como documentos informativos (folhetos e cartas), documentos para divulgação de rua (cartazes e out-doors) e material promocional diversificado. Serão igualmente realizadas campanhas publicitárias na comunicação social (rádios e jornais).
A adesão é materializada com a realização de diversas acções e iniciativas que se prolongam por todo a semana, incidindo especialmente no Dia Europeu Sem Carros, nas ZSTA (Zonas Sem Tráfego Automóvel) das vilas de Caminha e Vila Praia de Âncora, potenciando a libertação do espaço público e a sua disponibilização aos peões.
Prevê-se dar continuidade à sensibilização para as boas práticas ambientais, uma vez que a preocupação com a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do concelho não se esgota com a adesão à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros. Neste sentido, haverá mais uma vez sensibilização para o uso responsável do automóvel.
Sendo o papel das crianças vital para o sucesso da iniciativa, será mais uma vez apresentado às escolas e jardins-de-infância o Projecto ZOOM: “Crianças em Movimentos”, visando o seu envolvimento com as questões da mobilidade sustentável, dedicando uma semana a esta temática.
A Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros será avaliada ao nível do seu impacto social junto da população e dos comerciantes, através de inquéritos de opinião, assim como ao nível do seu impacte no ambiente, pela contagem do volume de tráfego nos parques e locais de estacionamento e pela monitorização dos níveis de ruído.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
Serão encerradas ao trânsito, no sábado, dia 22 de Setembro, algumas das artérias centrais de Vila Praia de Âncora, perfazendo um total de 651 metros lineares de comprimentos de vias encerradas, designadamente:
- Avenida Dr. Ramos Pereira (tramo central);
- Rua Cândido dos Reis;
- Rua 5 de Outubro (tramo junto à Praça da República);
- Rua 31 de Janeiro (tramo junto à Praça da República).
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
New forms of vehicle use and ownership
  • Responsible car-use (eco-driving etc)
Mobility management
  • Launch of awareness-raising campaigns