Participants

Contact & Activities

Participating city

Santarém
62.200 inhabitants

Local contact

Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade ( EMAS)
Maria João Cardoso
Santarém _ Praça do Município,
2005-245 Santarém
++351 243 304 450

Participation 2009

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
No âmbito da estratégia da Mobilidade Sustentável a nível Local, o Municipio de Santarém elaborou um Plano de Mobilidade Sustentável, definiu um Plano Global de Ciclovias e assinou o Acordo para a Mobilidade Eléctrica, no passado dia 29 de Junho, integrando a fase piloto da Rede de Mobilidade Electrica preconizada no Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal.
Na SEM2009 pretende-se atingir a correlação entre as várias acções desenvolvidas pelo Municipio que contribuem para o Combate às Alterações Climáticas envolvendo a população em geral e acções direccionadas para públicos-alvo, nomeadamente as crianças e os jovens.
Encontra-se planeada acção de Educação Ambiental intitulada: " Mobilidade Eléctrica - Um Caminho para a Sustentabilidade" direccionada para as Escolas do Ensino Básico do Concelho de Santarém, em que os técnicos de Ambiente todos os dias da SEM2009 se dirigem às escolas para educar e sensibilizar para a importância da mudança de atitude no Combate às Alterações Climáticas.
No dia 21 de Setembro é celebrado em Santarém a assinatura oficial do Protocolo com todos os municipios aderentes à Rede de Mobilidade Electrica.
No dia 22 de Setembro realizar-se -á o Seminário: "Mobilidade Eléctrica - Um Caminho para a Sustentabilidade", estruturado em dois paineis, manhã Mobilidade Eléctrica e de tarde Contributos no Combate às Alterações Climáticas, direccionado ao público em geral e em particular aos municipio e á Comunidade Escolar.
Promoção das Ciclovais construidas em 2009 com o uso da bicicleta, Zonas Interditas ao Tráfego Automóvel com a divulgação e promoção do veículo eléctrico.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
As ZSTA foram seleccionadas com o objectivo de divulgar as medidas permanentes, a importância do uso das ciclovias e abranger uma área de elevada densidade populacional.
ZSTA 1 - Rua Madre Teresa de Calcutá com 200 metros junto da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e com ligação contínua ao o troço 1 do Eixo do Planalto.

ZSTA 2 - Avenida Nossa Senhora de Fátima com 450 metros, zona de elevada densidade populacional junto de um troço da ciclovia do Eixo S. Bento/S.Domingos e de um jardim com frequência elevada.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
  • Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
New forms of vehicle use and ownership
  • Responsible car-use (eco-driving etc)
  • Use of clean vehicles
Freight distribution
  • Use of clean vehicles
Mobility management
  • Launch of awareness-raising campaigns
  • Elaboration of educational materials
  • Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders
  • Organisation of regular fora or surveys on public opinions and ideas