Participants

Contact & Activities

Participating city

Oliveira de Azeméis
71.000 inhabitants

Local contact

Câmara Municipal De Oliveira De Azeméis
Francisco Silva
Largo Da República
3720-240 Oliveira de Azeméis
++351 256 600 600

Participation 2012

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
1ª caminhada da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de
Azeméis

Com esta iniciativa, pretende-se fomentar a prática da caminhada dentro do centro urbano e do Parque de La Salette. Com a implementação da medida permanente "Construção de passeio", verificam-se condições de excelência para o acesso pedonal ao parque da cidade como forma saudável de deslocação, evitando o uso da viatura. Esta é a primeira edição desta iniciativa que se pretende manter no futuro.

1º aniversário Centro de Marchas e Corrida de Oliveira de Azeméis

Este centro foi inaugurado na SEM 2011. Desenvolve uma forte atividade na cidade, tendo à disposição dos seus utentes monitores qualificados para aconselhamento e acompanhamento físico da prática de caminhada e corrida. Para celebrar o primeiro ano de atividade, irão ser organizadas várias atividades de lazer para os habitantes, estando enquadrada uma caminhada nos percursos da responsabilidade do centro de marchas e corrida.

Azeméis sobre rodas (2ª edição)

A iniciativa privilegia o uso de bicicleta para deslocação dentro da cidade e assenta num espírito de passeio intergeracional, reunindo avós, pais e filhos numa atividade de sensibilização para o uso da bicicleta como meio de transporte bem como elemento de lazer saudável. É a 2ª edição da iniciativa que se verificou um sucesso no programa da SEM 2011, envolvendo associações como parceiros de realização.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
A ZSTA a condicionar no dia 22 de setembro de 2012 (Rua Bento Carqueja) é uma rua que assume uma parte central do núcleo urbano da cidade e que permite acesso a uma área de serviços (4 unidades) e comércio (12 unidades).
A intenção desta iniciativa prende-se com o facto de mostrar e educar os transeuntes para uma maior facilidade de acesso pedonal a estes locais, deixando a viatura em segundo plano.
Não obstante, a realização de uma festa aberta ao público em geral, pretende devolver as ruas envolvidas aos peões. Esta iniciativa reunirá uma componente lúdica e de lazer, bem como o princípio de utilização da rua para caminhadas e convívio noturno.
Assente no princípio da rua ser das pessoas, a iniciativa reúne um conjunto de cerca de 20 parceiros (associações e comércios), criando um espírito global de participação ativa.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
  • Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Public transport services
  • Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
  • Improvement and extension of the public transport services (express services, increase frequency etc)
Accessibilities
  • Enlargement of pavements
  • Launch of accessibility plans