Participants

Contact & Activities

Participating city

Coruche
19.944 inhabitants

Local contact

Direção Ambiente e Energia
Filipe Dias
Câmara Municipal de Coruche, Zona Industrial do Monte da Barca
++351 918931210

Participation 2013

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
19, 20, 23, 24 e 25 de setembro - Jogo de cidadania e mobilidade

Pretende-se desenvolver um jogo de cidadania aliado à mobilidade sustentável, vocacionado para o 1.º ciclo do ensino básico, de aproximadamente 1 hora de duração.

Neste jogo pretende simular-se um percurso urbano e outro florestal. O percurso urbano estará direcionado para a mobilidade sustentável, no qual as crianças podem experimentar novas formas de mobilidade. Por seu turno, o florestal, com o apoio do corpo de Bombeiros e o GTFI (Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal), irá estar vocacionado para a sensibilização das deposições indevidas que são feitas nas áreas florestais. Seleciona-se previamente um percurso com 20 m de comprimento numa floresta e colocamos objetos feitos pelo homem que não crescem na floresta no chão ou pendurados nas árvores e arbustos. As crianças caminham alguns metros, um após o outro, ao longo do percurso e observam examinando silenciosamente os objetos. No final do percurso, cada criança diz ao monitor quantos objetos viu. Em seguida, o monitor informa-o de quantos objetos se encontravam realmente no percurso. Depois de todos os participantes terem percorrido o percurso, o monitor recolhe todos os objetos e mostra-os aos participantes.

19 de setembro – Sexta de Bicicleta da MUBI
Apoio institucional do Município de Coruche ao projeto Sexta de Bicicleta da Associação para a Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI). Este projeto convida todos os munícipes a assumirem voluntariamente o desafio de tentarem usar a bicicleta como meio de transporte às sextas feiras.


21 de setembro – Caminhada Noturna da Mobilidade
Esta caminhada constitui-se como um apelo aos coruchenses para re-descobrirem Coruche à luz da lanterna.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
o Município de Coruche irá promover o DESC em 20 de setembro, no centro histórico da vila de Coruche. A escolha recaiu nesse dia atendendo que o Município de Coruche já apoia a inciativa da MUBI "Sexta de Bicicleta".
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
Traffic calming and access control scheme
  • Speed reduction programmes in zones near schools
Accessibilities
  • Create wheelchair ramps
  • Lowering of pavements
  • Enlargement of pavements
  • Removal of architectonic barriers
Mobility management
  • Launch of awareness-raising campaigns
  • Elaboration of educational materials
  • Launch of seamless transport modes to facilitate access to business areas or other social areas