Participants

Contact & Activities

Participating city

Torres Vedras
79.465 inhabitants

Local contact

Carlos Bernardes
Avenida 5 de Outubro
2560-270 Torres Vedras
++351 261310750

Participation 2013

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
1. WORKSHOP DE AGOSTINHA: APRENDA A PEDALAR NA CIDADE!
DESCRIÇÃO: Dinamização de 4 workshops, com a duração aproximada de 2 horas cada, cujo objectivo é, numa primeira parte, apresentar os conceitos básicos e regras de utilização da bicicleta na via pública pela Polícia de Segurança Pública (PSP). Para a 2ª parte, serão disponibilizadas Agostinhas para a realização de um pequeno percurso urbano para aplicação das regras e conceitos obtidos. Este percurso será acompanhado, voluntariamente, por elementos de vários grupos organizados de utilizadores de bicicletas . No final do workshop, cada participante receberá uma “Carta de Condução da Agostinha”, que se baseia num código de conduta para a utilização das Bicicletas Públicas de Torres Vedras.
Também estará disponível um “quiosque de inscrição” nas Agostinhas (banca montada na Praça do Sr. Vinho, com o codificador da Promotorres).
LOCAL: Praça do “Sr. Vinho”, Mercado Municipal.
DATA E DESTINATÁRIOS: 18 (escolas) e 21 (público em geral). É necessária inscrição prévia para o e-mail: ambiente@cm-tvedras.pt
HORÁRIOS: manhã: das 10H às 12H e tarde: das 14H às 16H.

2. “SEJA UM CAMISOLA AMARELA NA CIDADE! PASSEIO DA AGOSTINHA”
DESCRIÇÃO: Dinamização de um passeio de Agostinha, com objectivo de lidar com as dificuldades em usar a bicicleta no dia a dia na cidade. Serão apresentados os conceitos básicos e regras de utilização da bicicleta na via pública. Este passeio será dinamizado por um grupo organizado de ciclistas do concelho: cool cycle crew.
DATA: 22 de Setembro.
DESTINATÁRIOS: público em geral
HORÁRIO: concentração às 9H, partida às 9H30.
LOCAL DE PARTIDA E CHEGADA: Expotorres, onde serão disponibilizadas as Agostinhas.
OBSERVAÇÕES: o passeio será limitado a 100 participantes. É necessária inscrição prévia para o e-mail: ambiente@cm-tvedras.pt.


3. ACTIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
DESCRIÇÃO: O Centro de Educação Ambiental dinamizará as seguintes actividades de sensibilização ambiental: “Acção de Sensibilização sobre Barreiras Urbanísticas e Mobilidade Para Todos” e “Alterações Climáticas”.
DATA: de 16 a 20 de Setembro.
DESTINATÁRIOS: escolas do 1º ciclo do concelho.
OBSERVAÇÕES: a inscrição nestas sessões requer inscrição prévia no site do programa pedagógico do Município: www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico/.


4. MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO AR
DESCRIÇÃO: Consciente de que elevadas concentrações de poluentes podem causar uma baixa na qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas, a autarquia tem vindo a realizar campanhas de monitorização da qualidade do ar, desde 2008. A campanha de monitorização de 2013 arrancará a 17 de Setembro, com a carrinha a monitorizar a qualidade do ar no Parque Verde da Várzea.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
DIA EUROPEU SEM CARROS

DESCRIÇÃO: para comemorar o Dia Europeu Sem Carros (DESC), no dia 22 de Setembro será encerrado ao trânsito o sentido norte-sul da Avenida António Leal de Ascensão
HORÁRIO: das 09H às 17H.
OBSERVAÇÕES: no âmbito desta comemoração será ainda monitorizado o ruído na área envolvente.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Develop public bicycle hiring and sharing systems