Participants

Contact & Activities

Participating city

Santarém
62.200 inhabitants

Local contact

Equipa Multidisciplinar de Ação para a Sustentabilidade ( EMAS)
Maria João Cardoso
Santarém _ Praça do Município,
2005-245 Santarém
++351 243 304 450

Participation 2014

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
No âmbito da adesão do Município de Santarém à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorrerá de 16 a 22 de Setembro e cujo tema transversal em 2014 é ”As nossa ruas, a nossa escolha”, realiza-se no próximo dia 18 de setembro de 2014, na Sala da Assembleia Municipal, no edifício da ex-Escola Prática de Cavalaria o IV Fórum Participativo da Agenda 21 Local de Santarém - “Fórum Segurança” e no dia 22 de Setembro a comemoração do Dia Europeu sem Carros.
A SEM tem o objetivo de facilitar o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular uma das principais fontes de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) responsáveis pelo fenómeno das Alterações Climáticas. As Alterações Climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, sendo fundamental a tomada de medidas com vista à mitigação (redução das emissões de GEE para a atmosfera) e adaptação (minimização dos efeitos negativos) às Alterações Climáticas.
Neste enquadramento e tendo em consideração que o tema “segurança” abrange o conceito conceito de safety – controlo de riscos naturais e security - controlo das ameaças humanas, foi definido o seguinte programa:
14h00m - Sessão de Abertura
Câmara Municipal de Santarém
14h15m – “Alterações Climáticas – Impactes e Riscos no Território”
Prof. Doutor Filipe Duarte Santos
14h45m – “Segurança em Meio Urbano”
Polícia de Segurança Pública (PSP) – Comando Distrital de Santarém
15h05m – “Segurança em Meio Rural”
Guarda Nacional Republicana (GNR) – Comando Territorial de Santarém
15h25m – Pausa para Café
15h45m – Dinâmica Participativa
17h30m – Encerramento
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
1.2 - Organização do evento “Na cidade, sem o meu carro!”, ou seja, o encerramento ao tráfego motorizado durante um dia (8 horas), preferencialmente na 2ª feira, dia 22 de Setembro de 2014.
- Zona a encerrar ao tráfego automóvel no dia 22 de Setembro: Largo do Município.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets