Participants

Contact & Activities

Participating city

Cartaxo
23.389 inhabitants

Local contact

Gabinete de Apoio ao Presidente
Vasco Casimiro
Praça 15 de Dezembro
2070 Cartaxo
++351 243700250

Participation 2015

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
A Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com associações e empresas do concelho, organizou um programa de atividades para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade. Deixar o carro em casa é o principal desafio colocado pela iniciativa, que quer fazer da preocupação com o ambiente e a forma física uma constante de todos os dias do ano, mas de modo divertido e informal.

Entre mais de uma dúzia de possibilidades, a organização destaca a Concentração de Veículos Alternativos, no domingo, dia 20 de setembro, e a 1ª Corrida das Vindimas, no sábado, dia 26, como atividades que querem trazer miúdos e graúdos ao centro da cidade do Cartaxo.

A Concentração de Veículos Alternativos desafia toda a população a trazer, para a Praça 15 de Dezembro, qualquer transporte alternativo ao carro que consiga imaginar – dos patins ao skate, do carro de rolamentos aos mais insólitos meios de transporte, tudo é bem-vindo desde que possa ser classificado como TNP – Transporte Não Poluente – a imaginação de cada um é o único limite imposto a participação.

A 1ª Corrida das Vindimas, prova que a Câmara Municipal organiza com a Escola de Atletismo Rui Silva, já tem inscrições abertas e promete recuperar o espírito da Prova de Atletismo Rui Silva, aliando à possibilidade de competir na corrida, a oportunidade de apenas caminhar, fazendo do percurso uma festa da prática desportiva – as inscrições estão disponíveis em www.trilhoperdido.com.

Para além da corrida e das caminhadas noturnas com o Pé na Estrada, o Pontével a Mexer, os Cartaxo Night Runners ou o Passo a Passo, há a possibilidade de pegar na bicicleta e participar na gincana organizada pelo Clube de Ciclismo José Maria Nicolau ou no Passeio de BTT da Casais Lagartos Bike Team, ambos no sábado, dia 19 de setembro.

Para mostrar o muito que a cidade pode oferecer a quem decidir percorrer as suas ruas a pé, o historiador Miguel Leal, oferece a todos os que quiserem desfrutar da história do Cartaxo, um Passeio com História que terá lugar no sábado, dia 19. No Dia Europeu Sem Carros, dia 22 de setembro, o TUC vai percorrer as ruas da cidade sem cobrar nada aos utilizadores que o escolherem em alternativa ao carro.