Participants

Contact & Activities

Participating city

Coruche
19.944 inhabitants

Local contact

Direção Ambiente e Energia
Filipe Dias
Câmara Municipal de Coruche, Zona Industrial do Monte da Barca
++351 918931210

Participation 2017

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
Caminhada verde; Jogos sobre mobilidade sustentável nos estabelecimentos de ensino; Divulgação no site da Câmara Municipal de Coruche do conceito "Mobilidade partilhada".
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
ZSTA será localizada no centro histórico da vila de Coruche e terá uma dimensão aproximada de 500 m
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Develop public bicycle hiring and sharing systems
Accessibilities
  • Create wheelchair ramps
  • Lowering of pavements
  • Removal of architectonic barriers
  • Launch of accessibility plans
  • Create useful tool for people with reduced mobility
Mobility management
  • Launch of awareness-raising campaigns
More details on permanent measures:

1) Aquisição e implementação de um sistema de partilha de bicicletas promovendo o uso de modos suaves de transporte na vila de Coruche. Este sistema integra diferentes locais da vila de Coruche e é gerido através de um software próprio, garantindo assim que a oferta é acessível aos potenciais utilizadores. Os pontos de partilha das bicicletas incluem um “Totem/Muppie – Front office” de acesso ao serviço. O sistema inclui ainda 40 docas de ancoragem das bicicletas.
O sistema de partilha dispõe de 10 bicicletas convencionais e de 17 bicicletas elétricas.
O mérito deste projeto consiste, fundamentalmente, em promover a mobilidade verde dos munícipes, promovendo uma interligação entre vários modos de transporte, pela em disponibilização de bicicletas em vários equipamentos/infraestruturas públicos nomeadamente, Edifício dos Paços do Concelho, Piscinas, Central de Camionagem e Parque do Sorraia.

2)Continuidade do Plano de Promoção da Acessibilidade (ferramenta de gestão da acessibilidade fundamental que permite alcançar um aumento da qualidade de vida para todos os cidadãos. Possibilita programar, executar e avaliar as ações no âmbito da via pública, edifícios, transportes e comunicação de forma integrada e abrangente, de acordo com a metodologia Design for All ou Design Universal, contribuindo para a inclusão social de todos os cidadãos).