Participants

Contact & Activities

Participating city

Santo Tirso
71.530 inhabitants

Local contact

Divisão de Mobilidade e Transportes
Adelaide Leite
Praça 25 de Abril
++351 252830400

Participation 2018

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
22 September
Atividade 1 - Ação de sensibilização e informação

O EducaBicla pretende sensibilizar, educar e envolver os cidadãos para os modos ativos e hábitos sustentáveis, formando ciclistas e futuros ciclistas urbanos, para que pedalem de forma segura e responsável. Esta sessão abarcará os quatro módulos constituintes do EducaBicla – Benefícios, Segurança, Mecânica e Pedalar - agregando uma componente teórica que engloba os principais benefícios a potenciar com a utilização da bicicleta (económicos, ecológicos, sociais e de saúde) o guia do condutor de velocípede (utilização da bicicleta de forma segura e responsável) e aprendizagem e mediação de conflitos.

Atividade 2 – Cicloficina EducaBicla

A Cicloficina EducaBicla será uma oportunidade para aprender e partilhar conhecimentos sobre a componente mecânica inerente à utilização da bicicleta.
No seio das mais diversas comunidades dos utilizadores de bicicleta existentes, encontram-se várias definições do termo cicloficina. A mais comum define-a como sendo um ponto de encontro onde os participantes põem em prática diversas noções de mecânica na ótica do utilizador e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e de manutenção das suas bicicletas. Trata-se assim, de uma iniciativa informal, e aberta a todos os que nela queiram participar baseada na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracterizada sobretudo por se tratar de um momento de conhecimento partilhado.

Atividade 3 - Passeio em Bicicleta Pelo Parque Urbano Sara Moreira
Terminar a formação EducaBicla com um passeio para celebrar a bicicleta como meio de transporte, na cidade de Santo Tirso colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos, no Parque Urbano Sara Moreira. Não é um evento desportivo, mas um passeio de bicicleta descontraído. Assim, não é requerido qualquer equipamento para praticar “ciclismo” ou desporto em geral. Sempre num ritmo descontraído, iremos prezar o convívio, mas sem descurar a segurança.