Participants

Contact & Activities

Participating city

Leiria
119.847 inhabitants

Local contact

Câmara Municipal de Leiria
Ricardo Santos
Largo Da República
2414-006 Leiria
++351 244 839 500

Participation 2020

The participant is committed to:

Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
Através do Despacho do Sr. Presidente da CML, datado de 9 de fevereiro de 2020, foi decidida a realização, no concelho, da Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro de 2020, dado o relevante interesse municipal na educação e promoção da mobilidade sustentável.

Para efeitos de concretização desta decisão e para cumprimento dos critérios de adesão estabelecidos a nível europeu para aquela iniciativa torna-se necessária a promoção de uma série de ações, nomeadamente a organização do evento “Na cidade, sem o meu carro”, ou seja, o encerramento ao tráfego motorizado de uma zona ou mais, a realização de atividades, envolvendo formalmente, o maior número possível de atores locais (comerciantes, empresas, organizações comunitárias, escolas, etc.), promover a monitorização e avaliação da iniciativa, as quais passam, entre outras, pela realização de campanha de monitorização da qualidade do ar, e campanha de monitorização do ruído, de acordo com as Diretrizes para essa monitorização definidas pela APA, IP – Agência Portuguesa do Ambiente e utilizar todos os canais de comunicação disponíveis para publicitar o evento e as medidas permanentes a implementar.

A participação do ML na edição deste ano, está fortemente condicionada pela pandemia Covid-19, o que obrigou a cancelar uma série de atividades que haviam sido planeadas. No entanto, ainda assim o Município de Leiria pretende renovar o compromisso do de tornar o nosso espaço público e a sua estratégia de mobilidade alinhada com o compromisso nacional e europeu de redução de emissões de gases com efeito de estufa e de promoção de mobilidade inclusiva.

Assim, será efetuada uma grande aposta na promoção e divulgação de conteúdos digitais, atinentes a temas como: poluição, qualidade do ar, ruído, promoção da mobilidade elétrica e dos modos suaves, bem como vídeos promocionais e institucionais de boas práticas por parte dos cidadãos e das empresas. Será dado particular enfoque no sítio da internet da Câmara Municipal de Leiria e nas redes sociais.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros”, a CML irá suprimir o trânsito na zona do Rossio da Cidade-frente ao Largo 5 de outubro, e na Rua Barão de Viamonte, a qual deverá ser reservada a peões e ciclistas, durante o período das 8h00 às 20h00, sendo que irão ser desenvolvidas algumas atividades de cariz essencialmente pedagógico dirigidas aos transeuntes mais jovens, de forma segura e as quais obedecem às medidas preconizadas na Resolução do Conselho de Ministros 70-A/2020, de 11 de setembro, nomeadamente às estabelecidas nos artigos 7.º e 9.º, mormente todos os equipamentos serão devidamente desinfetados antes e após cada utilização ou interação com os participantes.

Entre essas atividades, a realizar no Largo do Papa, Praça Rodrigues Lobo, Largo 5 de Outubro e Largo Goa, Damão e Diu, incluem-se disponibilidade de jogos tradicionais, carros elétricos para crianças, karts, hoverboards e trotinetes.

Mais do que assinalar uma efeméride, o objetivo é dar passos seguros no sentido de construir um território cada vez mais inteligente e sustentável, facilitador do uso de meios de transporte eficientes do ponto de vista ambiental, reduzindo a nossa pegada ecológica.
Participation in related EU initiatives:
  • The Covenant of Mayors (as signatory)