Participating towns and cities

PortugalLagos, Portugal

Population:
31.000 inhabitants
Department:
Departamento de Sustentabilidade Ambiental e Urbana
Contact:
Marisa Mestre da Palma
Paços do concelho Sec. XXI - Praça do Municipio - 8600-293 Lagos
(++351) 282780520

Participation 2009

Activities within the week Activities within the week

Lagos organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2009, taking into account the annual theme.

All week
- Ao longo da Semana Europeia da Mobilidade, será colocado em local estratégico, no centro da cidade de Lagos, um Quiosque informativo, não só para sensibilizar a população para as várias questões ambientais, como também abordar questões de mobilidade urbana.
- Para além de informativo, junto ao referido Quiosque, está prevista em cada dia a realização de jogos/actividades diferentes de carácter lúdico e pedagógico, nomeadamente: exposições, jogos ambientais que apelem à utilização de energias alternativas, menos poluentes e ao uso racional da energia; entre outras.
- Está prevista ainda a realização de 3 sessões de uma peça de teatro destinada ao pré-escolar e 1º ciclo, que transmite uma mensagem apelando à reciclagem e à redução dos fumos de automóveis, com vista a reduzir a poluição atmosférica (ainda sujeito a confirmação).
- Prevê-se ainda o visionamento de dois filmes sobre energias alternativas destinados ao 2º, 3º ciclo, secundário e população em geral.
- Existirá ainda uma exposição sobre veículos alternativos e menos poluentes com gincana.
- Serão realizadas monitorizações relativas ao tráfego automóvel e ruído (aguarda-se a confirmação relativamente aos meios para a monitorização da qualidade do ar)

Nota: Importa referir que se trata de um programa provisório, que poderá sofrer alguns ajustes.

Permanent measures Permanent measures

Lagos implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Public transport services
Improvement and extension of the public transport services (express services, increase frequency etc)
Traffic calming and access control scheme
Colocação de bandas cromáticas na Rua dos Celeiros; Implementação de sinalização semafórica, com radar de controlo de velocidade, na Rua da Santa Casa da Misericórdia; Semaforização do cruz
Accessibilities
Colocação de mobiliário urbano, com o intuito de condicionar a circulação viária na Rua Victor Costa e Silva (Lagos)
New forms of vehicle use and ownership
Incentivo por parte da autarquia de Lagos, no sistema de utilização da partilha do automóvel (“Car Pooling”), aos funcionários do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.

Car-free day Car-free day

Lagos carries out a Car-Free Day 2009 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Dimensão da ZSTA: 55 ha
População residente: 6000