Participating towns and cities

PortugalViana do Castelo, Portugal

Population:
39.000 inhabitants
Department:
Departamento de Obras e Serviços Municipais
Contact:
Manuel Soares da Costa
Passeio das Mordomas da Romaria
4904-877 Viana do Castelo
(++351) 258 809377

Participation 2006

Activities within the week Activities within the week

Viana do Castelo organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2006, taking into account the annual theme.

All week
Ao aderir à Semana Europeia da Mobilidade sem Carros e ao Dia Europeu sem Carros, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem como principal objectivo alertar a população vianense para os impactes ambientais e mostrar como as questões relacionadas com a mobilidade urbana e a diminuição do tráfego automóvel são alvo de uma preocupação constante nas suas políticas de actuação.
Pretende chamar os cidadãos a usufruir a sua cidade sem ruído e sem poluição automóvel, incentivando-os a aderir a novas práticas quotidianas em prol não só do ambiente, como até da própria saúde, como andar a pé ou de bicicleta.
Nesta iniciativa a Câmara Municipal tem também em atenção a melhoria das condições de mobilidade dos idosos, das crianças, dos invisuais e das pessoas que se deslocam em cadeiras de rodas, bem como das pessoas que realizam percursos a pé com carrinhos de bebé, realizando várias campanhas de sensibilização junto de técnicos e construtores para a eliminação de barreiras arquitectónicas.
Todas estas preocupações serão materializadas através de acções e actividades pelo que também se realizará uma exposição relacionada com o tema transversal deste ano "Alteraçãoes Climáticas".

Permanent measures Permanent measures

Viana do Castelo implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Car-free day Car-free day

Viana do Castelo carries out a Car-Free Day 2006 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
No que toca à ZSTA, ainda não foi definido qual a área a vedar.