Participating towns and cities

PortugalAlmada, Portugal

Population:
88.202 inhabitants
Department:
DIACS
Contact:
Duarte d´Araújo Mata
Rua Bernardo Francisco da Costa, 42
2800-108 Almada
(++351) 212722510

Participation 2006

Activities within the week Activities within the week

Almada organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2006, taking into account the annual theme.

All week
Algumas das acções que decorrerão durante a SEM (em vários dias):

Comboio de rua –“Viagem de Lombriga‿
Pelas ruas da cidade, Costa de Caparica
Oportunidade de conhecer a Costa de outra forma, num comboio de rua, inspirado no antigo “Lombriga‿ que circulava pela zona noutros tempos. Forma simples e gratuita de conhecer as actividades que decorrem durante a Semana Europeia da Mobilidade.

Viagens a troco de Lixo
Receba um bilhete para uma viagem de autocarro, barco ou comboio, a troco de latas, garrafas, papéis ou pilhas usadas.

Espaço Mobilidade
Posto de informações sobre a SEM, exposições, projecção de filmes e dinamização de ateliers sobre mobilidade urbana.

Mobilidade divertida
Espaço onde os mais jovens poderão experimentar divertidos brinquedos e formas de transporte mais amigas do Ambiente.

Mercado Amigo da Terra
Colorido mercado de rua onde encontrará artesanato, produtos biológicos, produtos regionais, artigos Comércio Justo, produtos hortícolas locais e doçaria tradicional da Costa de Caparica. Assista ao fazer das redes, conheça trajes e pregões locais e outras artes tradicionais.

Peddypaper “Almada, melhor sem carros‿
Uma oportunidade para, em família, conviver e conhecer melhor a Costa de Caparica enquanto enfrenta uma série de desafios sobre os temas da Semana Europeia da Mobilidade e sobre o concelho de Almada.

Exposição “A Energia em nossa Casa‿
Visite esta exposição e fique a conhecer formas simples de poupar energia e dinheiro na sua casa.

Teatro de Rua “Mãos no Fogo‿
Não perca este espectáculo de teatro de rua, destinado a todos os públicos que, de forma humorada, procura sensibilizar para o flagelo dos fogos florestais e para o problema das alterações climáticas.

Animação em transportes públicos
Autocarros dos TST nas carreiras Costa de Caparica – Almada -Cacilhas
Terminal Fluvial de Cacilhas e Barcos da Transtejo Cacilhas – Cais do Sodré
Não se admire se neste dia se deparar com um personagem diferente nos transportes públicos ou na sua paragem habitual.

Conhecer os Transportes Públicos de Almada
Visita de estudo aos barcos da TRANSTEJO comboios da FERTAGUS e aos autocarros dos TST. Abertas as inscrições para escolas.

Apresentação do Plano de Deslocações para a Escola EB1/JI da Costa de Caparica
Apresentação dos resultados do estudo efectuado para a Escola, para avaliar as formas de transporte utilizadas pela população escolar e sugerir medidas para as melhorar, numa perspectiva sustentável.
Organização: Ageneal

Fórum de Participação Metro Sul do TejoT
Fórum de Participação MST que inclui a apresentação dos resultados do “Inquérito à Mobilidade em Almada‿.

Operação “trrim-trrim‿ – De casa para o trabalho, de bicicleta
Neste dia, os trabalhadores da Autarquia são convidados a deslocar-se de bicicleta até ao seu local de trabalho. Os participantes recebem pequeno-almoço, e habilitam-se ao sorteio de uma bicicleta de passeio.

Atelier de desenho “Modos de transporte suaves‿
Atelier de desenho sobre modos de transporte amigos do Ambiente, dirigido a escolas dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de escolas da Costa de Caparica. Os melhores trabalhos estarão em exposição no Espaço Mobilidade, no Dia Europeu sem Carros, e ficarão habilitados ao sorteio de uma bicicleta e outras recordações.

De bicicleta em segurança
Actividade prática destinada a alunos do 3º Ciclo do ensino básico, sobre a utilização segura da bicicleta. Abertas as inscrições.
Colaboração: Prevenção Rodoviária Portuguesa

(Re)Abertura oficial do Parque Infantil de Bicicletas
Abertura do Parque Infantil de Bicicletas com a participação conjunta de duas escolas de diferentes níveis de ensino numa actividade sobre circulação segura em bicicleta

Acção de Formação sobre Eco-condução
Acção de Formação em Eco-Condução, com recurso a simulador, para professores e alunos interessados em saber como conduzir um automóvel de forma mais eficiente e amiga do Ambiente.

Mais Verde, pelo Clima
Acção de recolha de sementes de espécies emblemáticas da Mata dos Medos, como o zimbro e a aroeira, para posterior sementeira em viveiro.

Aluguer de bicicletas
Dê uma volta gratuita de bicicleta. Basta trazer um documento de identificação, e boas pedaladas!

Manifesto da Fantasia
Produção de um jornal colectivo sobre mobilidade sustentável, concebido pelos alunos da Escola EB1/JI da Costa de Caparica

A caminho da Escola…
Realização de percursos por alunos do 1.º ciclo, a pé e de bicicleta, onde são investigadas as situações que necessitam de ser melhoradas no percurso para a escola.



Estas são só algumas das actividades dinamizadas... Terão lugar também diferentes ateliers, animação de rua, actividades desportivas, a organização da "Volta Gastronómica da Costa de Caparica" que reunirá dezenas de estabelecimentos de restauração locais, expsoições, passeios pedestres e de bicicleta, etc..


Para mais informações e programa detalhado:
Câmara Municipal de Almada
Casa Municipal do Ambiente
Tel. 21 272 25 10
almada21@cma.m-almada.pt
www.almadadigital.pt

Permanent measures Permanent measures

Almada implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Car-free day Car-free day

Almada carries out a Car-Free Day 2006 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A ZSTA escolhida para receber a edição de 2006 da SEM, em Almada, está localizada na Costa de Caparica, na envolvente à Praça dos Apóstolos, e à Escola EB1/JI da Costa de Caparica, incluindo algumas ruas de acesso a esta Praça.
Esta escola participou no projecto dinamizado pela CMA “Agenda 21 da Criança‿ trabalhando o tema da mobilidade urbana. Na Agenda 21 da Criança os mais novos reflectem sobre o que mais os preocupa no concelho e no Planeta, apresentando as suas sugestões e ideias ao Executivo Municipal. O seu contributo é importantes para a dinamização da SEM e para a definição de medidas de carácter permanente que se têm vindo a aplicar.

Poderá consultar a ZSTA em www.almadadigital.pt