Participating towns and cities

PortugalVila Praia de Âncora (Caminha), Portugal

Population:
4.688 inhabitants
Department:
Agenda XXI Local
Contact:
Andreia Silva
Praça Conselheiro Silva Torres
4910-122 Caminha Vila Praia de Âncora (Caminha)
(++351) 258710300
Vila Praia de Âncora (Caminha) already registered 4x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2009 2008 2007 2006

Participation 2006

Activities within the week Activities within the week

Vila Praia de Âncora (Caminha) organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2006, taking into account the annual theme.

All week
Ao aderir por primeira vez à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros, a Câmara Municipal de Caminha pretende sensibilizar a população do concelho para as questões da Mobilidade Sustentável, enquadradas na crescente preocupação com o ambiente e a promoção da qualidade de vida e de comportamentos sustentáveis. Alguns pontos essenciais da adesão a esta iniciativa prendem-se com a necessidade de diminuição do tráfego automóvel nos principais aglomerados urbanos do concelho, as vilas de Caminha, sede de concelho, e Vila Praia de Âncora, permitindo a diminuição do ruído, o aumento da qualidade do ar e a revitalização dos espaços públicos.

Com esta iniciativa visa o envolvimento da comunidade local, designadamente da população, dos comerciantes, da comunidade escolar e das forças de segurança.

Serão produzidos diversos materiais de informação e divulgação como flyers, cartas às instituições públicas das vilas, cartas aos comerciantes, cartas aos residentes da ZSTA (Zona Sem Trânsito Automóvel), cartas à população em geral, cartazes, out-doors, autocolantes, spots de rádio e publicidade em jornais e na página da Câmara Municipal.

A adesão é materializada com a realização de diversas acções e iniciativas que se prolongam por todo a semana, incidindo especialmente no Dia Europeu Sem Carros, nas ZSTA (Zonas Sem Trânsito Automóvel) das vilas de Caminha e Vila Praia de Âncora, potenciando a libertação do espaço público e a sua disponibilização aos peões.

A medida permanente deste município consiste na promoção do uso dos parques de estacionamento como estratégia para a redução do uso de carros no centro das duas vilas do concelho (Caminha-Matriz e Vila Praia de Âncora).

Prevê-se dar alguma continuidade à sensibilização para as boas práticas ambientais, uma vez que a preocupação com a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do concelho não se esgota com a adesão à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros.

A iniciativa será avaliada ao nível do seu impacto social junto da população, da comunidade escolar (docentes), dos comerciantes e dos funcionários da autarquia.

Permanent measures Permanent measures

Vila Praia de Âncora (Caminha) implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Car-free day Car-free day

Vila Praia de Âncora (Caminha) carries out a Car-Free Day 2006 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Dias 16 a 21
Hora: permanentemente
Sensibilização para o uso sustentável do automóvel na Praça da República e ruas contíguas (Rua 5 de Outubro, até à confluência com a Rua do Sol Posto e Rua 31 de Janeiro, até à confluência com a Travessa 31 de Janeiro), através da colocação de barreiras com informação alusiva à Semana Europeia da Mobilidade, embora permitindo o acesso automóvel a estas artérias.

Dia 22
Hora: 08:00 – 18:00
Encerramento ao trânsito das artérias centrais de circulação de Vila Praia de Âncora, nomeadamente a Praça da República e ruas contíguas (Rua 5 de Outubro, até à confluência com a Rua do Sol Posto e Rua 31 de Janeiro, até à confluência com a Travessa 31 de Janeiro) e o tramo central da Avenida Dr. Ramos Pereira.

ZSTA (Zona Sem Trânsito Automóvel):
- Praça da República;
- Rua 5 de Outubro (da Praça da República à confluência com a Rua do Sol Posto);
- Rua 31 de Janeiro (da Praça da República à confluência com a Travessa 31 de Janeiro);
- Avenida Dr. Ramos Pereira (tramo central);
- Rua Cândido dos Reis.