Participating towns and cities

PortugalCascais, Portugal

Population:
206.479 inhabitants
Contact:
RC Geral
Complexo Multiserviços da Câmara Municipal de Cascais
Estrada de Manique nº 1830 – Alcoitão
2645-550 Alcabideche
(++351) 969830106
Geodata incomplete or missing !

Participation 2007

Activities within the week Activities within the week

Cascais organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2007, taking into account the annual theme.

All week
Campanha Estacionamento Cívico – Mobilidade Cívica
Acção de sensibilização junto de condutores de automóveis, para que a mobilidade e segurança de peões e ciclistas seja assegurada. Esta acção, sustentada através da distribuição de informação, realiza-se um dia em cada uma das seis freguesias e insere-se no espírito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Melhores ruas para Todos”.

Marginal Ciclável
No dia 23 de Setembro, das 8H00 e as 12H00, entre Carcavelos e Cascais, a circulação na Marginal irá ser separada com reserva da via direita nos dois sentidos para as bicicletas, sendo que as viaturas de quatro rodas utilizarão a via da esquerda.
Serão disponibilizadas gratuitamente “biCas” em cada extremo do percurso e haverá demonstração, nos Jardins do Casino do Estoril, de “Hand Bikes” (equipamento que possibilita a adaptação universal para cadeiras de rodas, transformando esta ajuda técnica num equipamento com um desempenho aproximado a uma bicicleta).

Cascais, compras sem carros é demais!
Esta acção pretende incentivar a utilização dos parques periféricos ao Centro Histórico da Vila de Cascais, bem com a utilização de transportes públicos, permitindo uma melhor fruição da zona comercial do Centro Histórico de Cascais. Esta iniciativa terá por suporte um stand no Largo Cidade Vitória e prevê a cedência gratuita de veículos ecológicos (por 15 minutos nesta zona) e descontos nas lojas do Centro Histórico mediante apresentação dos tickets de Estacionamento dos Parques do Mercado, do Cascais Villa, da Marina de Cascais e do Dramático, entre outras acções.

Haverá transporte gratuito de bicicletas nos comboios durante a semana;

Incentivar a partilha de transporte individual nas deslocações casa-trabalho-casa (“car sharing”) entre funcionários da CMC, através da INTRANET;

Sensibilizar e mobilizar os funcionários da CMC a estacionar nos parques estacionamento periféricos e utilizarem o busCas no acesso ao centro de Cascais, através da divulgação da gratuitidade desses parques e do serviço busCas na Pagina da CMC.

Ao longo de toda a semana realizar-se-ão medições da qualidade do ar e do ruído, bem como contagens de tráfego, pretendendo a Câmara Municipal de Cascais com estas iniciativas avaliar o impacto da utilização de automóveis no Concelho. Será possível obter dados concretos e estabelecer comparações entre períodos em que o trânsito se encontra normalizado e períodos em que existem cortes | condicionamento de trânsito.

Passeio Pedestre pela Ribeira das Vinhas
Este passeio pedestre pela Ribeira das Vinhas tem por objectivo dar a conhecer os caminhos verdes, “greenways”. Estes caminhos são vias de circulação pedonal, ou em bicicleta, associadas a corredores verdes, nomeadamente fundos de vales e cursos de ribeiras, e poderão constituir uma alternativa viável ao uso do automóvel para deslocações dentro do Concelho de Cascais.

A Agência Cascais Energia irá realizar as “Jornadas da Energia Cascais 2007” de 20 a 23 de Setembro, no âmbito das vertentes: Microgeração, Empreendedorismo na área da Energia, Energia nas Empresas, Construção Sustentável, Eficiência Energética nas Habitações, casos de estudo sobre Gestão Municipal de Energia, Transportes e Mobilidade Sustentável.

3.ª MOSTRA JOVEM 2007, na Baía de Cascais entre o dia 21 e 23 de Setembro. Uma iniciativa organizada por dez associações juvenis do concelho, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. Com o objectivo geral de divulgar o associativismo juvenil e o trabalho desenvolvido pelas associações juvenis de Cascais, a Mostra Jovem tem anualmente seleccionado um tema sob o qual organiza o programa deste evento. Em 2007 o tema escolhido foi “Cascais Submerso”, que pretende ser uma chamada de atenção para questões pertinentes para a juventude e restante comunidade, como sejam as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Permanent measures Permanent measures

Cascais implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Public transport services
Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
Improvement and extension of the public transport services (express services, increase frequency etc)
Use of ecological vehicles for public transport fleets
The development of accessible transport services for all
Traffic calming and access control scheme
Speed reduction programmes in zones near schools
Create park and ride stations
Elaboration of new residential areas
Accessibilities
Lowering of pavements
Enlargement of pavements
New forms of vehicle use and ownership
Launch of online car-pooling and car-sharing schemes
Use of clean vehicles
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns