Participating towns and cities

PortugalCaminha, Portugal

Population:
1.554 inhabitants
Department:
Divisão do Ambiente e Salubridade
Contact:
???
Praça Conselheiro Silva Torres
4910-122 Caminha
(++351) 258710300
Caminha already registered 9x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008 2007 2006

Participation 2007

Activities within the week Activities within the week

Caminha organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2007, taking into account the annual theme.

All week
Ao aderir por segunda vez à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros, o Município de Caminha pretende continuar o trabalho de sensibilização da população do concelho para as questões da mobilidade sustentável, enquadradas na crescente preocupação com o ambiente e a promoção da qualidade de vida e de comportamentos sustentáveis.
Alguns pontos essenciais da adesão a esta iniciativa prendem-se com a necessidade de diminuição do tráfego automóvel nos principais aglomerados urbanos do concelho, as vilas de Caminha, sede de concelho, e Vila Praia de Âncora, permitindo a diminuição do ruído, o aumento da qualidade do ar e a revitalização dos espaços públicos.
Serão produzidos diversos materiais de informação e divulgação como documentos informativos (folhetos e cartas), documentos para divulgação de rua (cartazes e out-doors) e material promocional diversificado. Serão igualmente realizadas campanhas publicitárias na comunicação social (rádios e jornais).
A adesão é materializada com a realização de diversas acções e iniciativas que se prolongam por todo a semana, incidindo especialmente no Dia Europeu Sem Carros, nas ZSTA (Zonas Sem Tráfego Automóvel) das vilas de Caminha e Vila Praia de Âncora, potenciando a libertação do espaço público e a sua disponibilização aos peões.
Prevê-se dar continuidade à sensibilização para as boas práticas ambientais, uma vez que a preocupação com a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável do concelho não se esgota com a adesão à Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros. Neste sentido, haverá mais uma vez sensibilização para o uso responsável do automóvel.
Sendo o papel das crianças vital para o sucesso da iniciativa, será mais uma vez apresentado às escolas e jardins-de-infância o Projecto ZOOM: “Crianças em Movimentos”, visando o seu envolvimento com as questões da mobilidade sustentável, dedicando uma semana a esta temática.
A Semana Europeia da Mobilidade / Dia Europeu Sem Carros será avaliada ao nível do seu impacto social junto da população e dos comerciantes, através de inquéritos de opinião, assim como ao nível do seu impacte no ambiente, pela contagem do volume de tráfego nos parques e locais de estacionamento e pela monitorização dos níveis de ruído.

Permanent measures Permanent measures

Caminha implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Accessibilities
Removal of architectonic barriers
New forms of vehicle use and ownership
Responsible car-use (eco-driving etc)
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns

Car-free day Car-free day

Caminha carries out a Car-Free Day 2007 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Serão encerradas ao trânsito, no sábado, dia 22 de Setembro, algumas das artérias centrais da vila de Caminha, perfazendo um total de 1894 metros lineares de comprimentos de vias encerradas, designadamente:
- Rua Barão de S. Roque;
- Rua D. Nuno Álvares Pereira;
- Rua Ricardo Joaquim de Sousa/Rua Direita;
- Rua Dr. Luciano Amorim e Silva;
- Travessa do Tribunal;
- Travessa de S. João;
- Rua do Lobisomen;
- Rua José Maria Valadares/Travessa do Teatro;
- Largo Dr. Luís Fetal Carneiro;
- Largo Calouste Gulbenkian;
- Rua Visconde Sousa Rego (tramo junto à praça Conselheiro Silva Torres);
- Praça Conselheiro Silva Torres (área pedonal inserida na ZSTA);
- Rua 16 de Setembro (rua parcialmente pedonal inserida na ZSTA);
- Rua da Corredoura (tramo junto à praça Conselheiro Silva Torres).