Participating towns and cities

Contact & Activities

Participating city

Uberlândia
585.262 inhabitants

Local contact

Instituto Pro Cidade Futura
Frank Barroso
Av. Ortizio Borges, 294 - bairro Santa Monica
38.408-164 Uberlândia-MG
++55 (34) 3217-8822

Participation 2008

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
O Movimento Cidade Futura está mobilizando as pessoas para a VIII Jornada Brasileira do Dia Sem Carro, que acontece nesta segunda-feira, dia 22 de setembro. Além de criar um site para a campanha (www.nacidadesemeucarro.org.br), a ONG produziu um cartaz e um folheto para conscientizar os motoristas de automóveis particulares a deixarem os carros em casa e optarem por outro meio de deslocamento, seja o transporte coletivo, bicicleta, patins ou a pé. Outra alternativa indicada pelo movimento é a carona solidária, que ajudaria a reduzir o número de veículo nas ruas.

No Dia Municipal Sem Carro (Lei 9.479/07), haverá palestras para alunos da rede pública estadual e municipal, além das escolas particulares e da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades de rua serão feitas pela Caravana do Dia sem Carro neste final de semana nas feiras livres, supermercados, shopping centers, centro da cidade e outros pontos de concentração de automóveis particulares. Já foram enviados o folheto digital para mais de 5 mil pessoas através da internet.

O Movimento Cidade Futura está precisando de voluntários para as mobilizações de rua desde final de semana. Os interessados devem ligar para 3087-9779 ou 9971-1258.



Concentração do dia 22



Na segunda-feira, a partir das 8 horas, haverá concentração no cruzamento da avenida Rondon Pacheco com a João Naves de Ávila, onde serão distribuídos folhetos de conscientização.

A ONG Movimento Cidade Futura solicitou ao Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Marconi dos Santos, que incentive os servidores públicos a deixarem seus carros em ou utilizarem a carona solidária. O poder público, pois existe uma lei municipal do Dia Sem Carro em Uberlândia.

O professor Euclides Antonio Pereira Lima, especialidade em qualidade do ar e militante da Jornada Mundial pela Mobilidade Sustentável, irá medir o índice de fumaça dos veículos particulares com a escala de Ringelmann. O professor irá medir também o índice de partículas suspensas no ar para avaliar a poluição atmosférica na cidade. Neste caso só será possível a medição nos pontos onde haja energia elétrica disponível para ligar o aparelho.





LOCAIS ONDE PASSARÁ A CARAVANA DO DIA SEM CARRO:

- Sábado

07h30min - Feira livre do bairro Santo Monica - Avenida Ortizio Borges

09h30min - Distribuição de Folhetos na Avenida Belarmino Cotta Pacheco

10h20min - Estacionamento do Supermercado Carrefour e CenterShopping

11h10min - Hipercentro da cidade

14h20min - Estacionamento do Supermercado Extra

15 horas - Supermercados Bretas - Av. Afonso Pena

15h20min - Supermercado Cristo Rei

15h50min - Cruzamento da Avenida João Naves com Rondon Pacheco

19 horas - Casas noturnas da Avenida Rondo Pacheco

Domingo

- 07h30min - Feira Livre da Avenida Monsenhor Eduardo
- 08h10min - Feira da Gente - Praça Sérgio Pacheco
- 09h00min - Feira do bairro Luizote de Freitas

- 11h00min - Feira Livre do Bairro Planalto