Participating towns and cities

PortugalMértola, Portugal

Population:
6.205 inhabitants
Department:
President's Advisor
Contact:
Luís Martins
Praça Luís de Camões
7750-329 Mértola
(++351) 968632923

Participation 2008

Activities within the week Activities within the week

Mértola organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2008, taking into account the annual theme.

All week
“Ar Puro para Todos”;

-Realização dum Colóquio "Ar Puro para Todos"na Escola Secundária especialmente destinada a alunos do 2º e 3º ciclos e professores, com apresentações que incluem a colaboração de peritos e entidades locais sobre os efeitos provocados pelos Transportes, os Impactes à escala local (erosão, desertificação fisica, perda de funcionalidade do território e despovoamento) e a interrelação com o Plano de Acção no âmbito da Agenda 21 local;

-Espaço de convivio e espaço de debate "Aproveite o Ar Livre e Puro para Todos", junto à entrada principal da Escola secundária de Mértola.

-Campanha de sensibilização sobre os beneficios e contributos individuais e colectivos na conservação do "Ar Puro para Todos".

-Sensibilização para Mobilidade e estilos de Vida Saudáveis; Percurso pedestre à volta de Mértola "Mexa-se e aproveite Ar Puro, pela sua Saúde".

Permanent measures Permanent measures

Mértola implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Traffic calming and access control scheme
Create park and ride stations
Mobility management
Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders
Preparação do Plano de Acção de Mobilidade Sustentável

Car-free day Car-free day

Mértola carries out a Car-Free Day 2008 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
- Zona Sem Tráfego Automóvel (ZSTA) uma área que inclui a totalidade do Complexo escolar e de equipamentos desportivos e sociais de Mértola, situada no sector nordeste desta vila, e estendendo-se até à rotunda principal ou seja o Complexo de Expansão da Zona Nordeste, onde se concentram os principais equipamento colectivos da vila de Mértola.