Participating towns and cities

PortugalFronteira, Portugal

Population:
3.500 inhabitants
Department:
Gabinete de Apoio ao Presidente
Contact:
Ana Talhinhas
Praça do Município
7460-110 Fronteira
(++351) 245 600070
Fronteira already registered 3x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2010 2009 2008

Participation 2010

Activities within the week Activities within the week

Fronteira organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2010, taking into account the annual theme.

All week
Estão previstas várias actividades:
- Jogo, destinado aos alunos do 3º ciclo, com questões e desafios relacionados com o tema transversal da Semana da Mobilidade;
- Construção de carrinhos solares e acção de sensibilização para os jovens em idade escolar, através de uma parceria com a AREANATEJO – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.
Estas actividades têm como principal objectivo dar a conhecer os efeitos negativos dos meios de transporte motorizados na saúde dos cidadãos, na qualidade de vida e no meio ambiente.
Paralelamente a estas actividades, terão lugar outras acções com a finalidade de incentivar a escolha de meios de transporte mais saudáveis e sustentáveis, como andar a pé ou de bicicleta. São exemplo disto a caminhada, o passeio de BTT e a gincana de bicicletas.

Permanent measures Permanent measures

Fronteira implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Traffic calming and access control scheme
Criação de zonas de velocidade reduzida em diversas ruas da vila

Car-free day Car-free day

Fronteira carries out a Car-Free Day 2010 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Esta zona corresponde à zona do centro da Vila de Fronteira, onde se localizam os principais serviços públicos e comerciais, no sentido de fomentar a utilização destes serviços, deixando o transporte motorizado em casa.