Participating towns and cities

PortugalTorres Vedras, Portugal

Population:
20.000 inhabitants
Contact:
André Ferreira
Av. 5 de Outubro, Torres Vedras
2560-270

Participation 2011

Activities within the week Activities within the week

Torres Vedras organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2011, taking into account the annual theme.

All week
• ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
DESCRIÇÃO: o tema da mobilidade sustentável abrange diversas áreas da sociedade, desde a economia ao planeamento urbano, do ambiente à saúde, da educação aos hábitos culturais e sociais. Promover, junto da população escolar uma mobilidade segura, saudável e mais amiga do ambiente, abordando questões como a acessibilidade, o serviço público de transporte, o desenvolvimento dos modos suaves de deslocação e a moderação do uso do automóvel particular são assuntos a abordar nesta acção.
Esta acção será dividida em dois momentos: um teórico e outro mais prático, onde será proposto que a turma desenvolva um trabalho sobre o tema: “O que é para mim um carro eléctrico”.

• INAUGURAÇÃO DA CICLOVIA URBANA “LINHA DAS ESCOLAS”
DESCRIÇÃO: dando seguimento ao projecto da rede de ciclovias urbanas para a cidade de Torres Vedras, apresentado no âmbito da SEM 2010, pretende-se este ano fazer a inauguração da “Linha das Escolas”, que tem como padrinho o ciclista Hernâni Broco. Após a inauguração realizar-se-á um passeio de bicicleta em meio urbano, percorrendo a futura rede de ciclovias urbanas da cidade de Torres Vedras.

• A REDE MOBI.E NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS
DESCRIÇÃO: o Município de Torres Vedras faz parte da rede nacional de mobilidade eléctrica: MOBI.E. No âmbito de uma candidatura europeia - CIVITAS CATALIST, a autarquia desenvolveu material promocional sobre a Mobilidade Eléctrica (desdobráveis, canetas e um filme promocional), numa linguagem bastante acessível. Por se entender que esta temática se encaixa perfeitamente no tema global da SEM 2011, serão realizadas 2 sessões de divulgação do filme para o público em geral, na Cooperativa de Comunicação e Cultura.

Permanent measures Permanent measures

Torres Vedras implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Traffic calming and access control scheme
Infra-estruturas de estacionamento específicas para veículos eléctricos, mobilidade condicionada, bicicletas e motociclos.
Accessibilities
Create the tactile pavements

Car-free day Car-free day

Torres Vedras carries out a Car-Free Day 2011 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Serão encerradas ao trânsito automóvel ruas que irão posteriormente ser pedonais, de acordo com projectos de requalificação urbana, no âmbito do Projecto “Torres ao Centro”: Rua Dr. João de Menezes e Largo Wellington, das 09H às 18H. As cargas e descargas de mercadorias só poderão ocorrer entre as 12H30 e as 14H. Esta restrição não se aplica aos seguintes veículos:
a) Veículos de transporte colectivo de passageiros;
b) Veículos sem motor de combustão;
c) Veículos afectos ao serviço de deficientes motores;
d) Veículos afectos à prestação de socorro urgente e veículos de polícia;
e) Veículos que, não se encontrando abrangidos pela alínea anterior, circulem em marcha de urgência;
f) Veículos que transportem produtos alimentares perecíveis;
g) Acesso a garagens.