Participating towns and cities

PortugalLoulé, Portugal

Website:
Population:
70.260 inhabitants
Department:
Ambiente e Serviços Urbanos / Un. Operac. Educação Ambiental
Contact:
Lina Madeira
Praça da República
8101-004 Loulé
(++351) 289400890

Participation 2011

Activities within the week Activities within the week

Loulé organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2011, taking into account the annual theme.

All week
1) Utilização gratuita dos transportes urbanos de Loulé e Quarteira - Com o intuito de promover a utilização dos transportes públicos urbanos, durante o dia 22 de Setembro, os munícipes poderão usufruir gratuitamente dos mesmos em Loulé e Quarteira.

2) Oferta do cartão dos transportes urbanos aos estudantes que adquiram o Passe Estudante durante o mês de Setembro.

3) Promoção dos transportes urbanos no site da Câmara Municipal de Loulé - Durante a efeméride ambiental irá constar no site da CML uma mensagem de sensibilização promovendo a utilização dos transportes urbanos, assim como os respectivos horários e percursos.

4) Apresentação às escolas do Projecto Piloto "Peddy Bus - Caminhando pelo Ambiente", que tem como objectivo a dinamização, em pelo menos uma escola do 1º Ciclo do Concelho, do autocarro pedonal para deslocação das crianças para a escola. Este projecto tem assim como objectivos: promover a mobilidade sustentável, incutir nos mais novos hábitos de deslocação mais saudáveis e ambientalmente mais equilibrados, sensibilizar para as questões da prevenção rodoviária e contribuir para a diminuição do tráfego rodoviário.

5) Criação e divulgação de novos locais para parqueamento de bicicletas e/ou motos - Com o objectivo de apelar e motivar para a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano, encontra-se a ser equacionada a criação no Concelho de novos espaços destinados ao estacionamento de bicicletas, devidamente apetrechados e identificados.

6) Acção de divulgação das novas obras de acessibilidade, em Vilamoura

7) Distribuição de um panfleto de sensibilização sobre Mobilidade Sustentável - Será distribuído um panfleto através do qual se procurará sensibilizar para a mobilidade sustentável, através da utilização de meios de transporte mais sustentáveis, dando a conhecer as emissões de dióxido de carbono resultantes da utilização de cada tipo de transporte e fornecendo ainda dicas de eco-condução. Este elemento de sensibilização será distribuído electronicamente pelos funcionários / colaboradores da autarquia e colocado no site da CML.

Permanent measures Permanent measures

Loulé implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
Apresentação às escolas do Projecto Piloto
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns
Create systems for buses and walking trains
Apresentação às escolas do Projecto Piloto