Participating towns and cities

SpainA Coruña, Spain

Website:
Population:
244.850 inhabitants
Department:
Dirección de Área de Infraestructuras y Movilidad
Contact:
Marta Rey Fojo
Ayuntamiento de A Coruña
Concejalía de Urbanismo, Vivienda, Infraestructuras y Movilidad
Dirección de Área de Infraestructuras y Movilidad
c/ Caballeros, nº 21 (Edificio de la Estación de Autobuses)
15009 - A Coruña
(++34) 981 184 263

Participation 2012

Activities within the week Activities within the week

A Coruña organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2012, taking into account the annual theme.

All week
No decorrer da Semana Europeia da Mobilidade a realizar no Município de Miranda do Corvo, considerando o programa e as atividades planeadas no âmbito desta iniciativa, pretende-se que os munícipes se dediquem e participem numa semana inteira dedicada à mobilidade sustentável.
O principal objetivo, para além do alerta para a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à mudança de hábitos e à utilização do automóvel particular, se consciencializem para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído.
Com estas ações pretende-se proporcionar a oportunidade aos munícipes para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e usufruírem de atividades ao ar livre, estreitando relações interpessoais e em contacto com a natureza.
Pretende-se também proporcionar uma oportunidade para redescobrirem a Vila de Miranda do Corvo, estreitando relações com outros munícipes e redescobrir o património natural e construído, num ambiente mais saudável e agradável.
Ao focalizar as ações e atividades no tema específico desta Semana Europeia da Mobilidade, ou seja, ao incentivar os seus cidadãos para que se “Avance na direção certa”, o Município de Miranda do Corvo pretende estimular à participação consciencializando para uma adaptação ou mudança de atitudes. Assim, atendendo às ações que se pretendem seguir e implementar no decorrer desta semana, ou seja, a utilização e usufruto dos vários percursos pedestres existentes e demarcados no concelho, a adoção da bicicleta como transporte alternativo e a educação para a responsabilidade rodoviária, pretende-se, em simultâneo, que estas também sejam assumidas como medidas de carácter permanente e que sustentam o tema deste ano, “Avançando na direção certa”.
Quem não gostaria de viver numa vila com ar puro e pouco ruído? Um lugar livre de trânsito, onde movimentar-se fosse fácil e onde os cidadãos pudessem desfrutar de uma elevada qualidade de vida? Uma vila da qual se orgulhem por ser conhecida como uma vila preocupada e ativa na proteção do ambiente de forma inovadora e prospetiva? Estas atividades podem ser o início para que esta visão se torne uma realidade.
O essencial será a divulgação de boas práticas, fazendo uma disseminação da informação disponível ao maior número de potenciais munícipes interessados. Pretende-se, pois, facilitar o acesso a toda esta informação permitindo que mais munícipes beneficiem destas atividades, promovendo a procura de parceiros adequados para o desenvolvimento destas ações ou para a sua implementação com caráter permanente.
Queremos dar valor ao património histórico e natural contribuindo para a sua preservação através da adoção de diferentes meios de locomoção e de diferentes modos de estar e conviver. Com estas ações pretendemos mostrar a todos como usufruir do espaço público e contribuir para a sua dinamização e vivência em comunidade com respeito pelo ambiente. Com pequenas ações caminharemos em direção a um futuro mais risonho - AVANÇANDO NA DIREÇÃO CERTA.

Permanent measures Permanent measures

A Coruña implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Develop public bicycle hiring and sharing systems
Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Extension or creation of new greenways
Accessibilities
Create the tactile pavements
Create wheelchair ramps
Lowering of pavements
Enlargement of pavements