Participating towns and cities

PortugalOliveira de Azeméis, Portugal

Population:
70.000 inhabitants
Contact:
Câmara Municipal Oliveira de Azeméis
Largo da República
3720 Oliveira de Azeméis
(++351) 918409499

Participation 2014

Activities within the week Activities within the week

Oliveira de Azeméis organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2014, taking into account the annual theme.

All week
CÃOminhada - iniciativa que privilegia o uso das ruas do centro urbano e zona desportiva e escolar da cidade para passeio e caminhada de peões acompanhados com os seus cães de estimação.

Azeméis sobre Rodas - iniciativa que assume um papel pedagógico de utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável na cidade, atrevés de um passeio intergeracional onde a bicicleta assume o papel principal como meio de transporte.

Caminhada Branca SEM 2014 e aula de Zumba - estas iniciativas pretendem fomentar o hábito da caminhada e da prática desportiva saudável, utilizando espaços públicos da cidade bem como os percursos de caminhada do Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Permanent measures Permanent measures

Oliveira de Azeméis implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Accessibilities
Create the tactile pavements
New forms of vehicle use and ownership
Use of clean vehicles
Mobility management
Adoption of school travel plans
Create systems for buses and walking trains

Car-free day Car-free day

Oliveira de Azeméis carries out a Car-Free Day 2014 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A ZSTA a condicionar no dia 20 e 21 de setembro de 2014 (Rua Bento Carqueja, Praça José da Costa) é uma área que assume uma parte central do núcleo urbano da cidade e que permite acesso a uma área de serviços (4 unidades) e comércio (22 unidades).
A intenção desta iniciativa prende-se com o facto de mostrar e educar os transeuntes para uma maior facilidade de acesso pedonal a estes locais, deixando a viatura em segundo plano.
Não obstante, a realização de uma festa aberta ao público em geral, pretende devolver as ruas envolvidas aos peões. Esta iniciativa reunirá uma componente lúdica e de lazer, bem como o princípio de utilização da rua para caminhadas e convívio noturno.
Assente no princípio da rua ser das pessoas, a iniciativa reúne um conjunto de cerca de 20 parceiros (associações e comércios), criando um espírito global de participação ativa.