Participating towns and cities

PortugalCoruche, Portugal

Population:
8.000 inhabitants
Department:
Ambiente e Energia
Contact:
Rosa Lopes
Praça da Liberdade
2100-121 Coruche
(++351) 243610200

Participation 2015

Activities within the week Activities within the week

Coruche organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2015, taking into account the annual theme.

All week
ECO-TROCAS: “Viagens a troco de lixo”. Permite aos munícipes trocar resíduos recicláveis por bilhetes para os transportes públicos.

“HOJE...vou de bike!” Desafia as empresas/instituições sediadas ou com instalações no concelho a convencer os seus colaboradores a deslocar-se de bicicleta para o trabalho, no dia 18 de Setembro. Haverá a atribuição de prémios

Pedibus: lançamento do projeto Pedibus, que pretende formar grupos de crianças que fazem a pé o trajeto de ida e volta para a escola, acompanhadas por um ou mais adultos e seguindo um determinado percurso.

Jogos de Rua:atividade realizada ao ar livre para alunos do pré-escolar. Serão propostos às crianças diversos jogos lúdicos que estimulem o gosto pela prática de atividade física.

Jogo de Prevenção Rodoviária: dirige-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Simula-se um percurso de prevenção rodoviária, com a colaboração da GNR, que os alunos irão percorrer com recurso a karts a pedal.

Campanha de divulgação sobre o car-pooling nas redes sociais e site da Câmara Municipal de Coruche.

Inauguração do Centro de Marcha e Corrida, que tem como objetivo a promoção da atividade física como instrumento de melhoria da condição física, da qualidade de vida e da saúde dos cidadãos.

FUN RUN: Corrida aberta à comunidade, em paceria com a Federação Portuguesa de Atletismo.

Passeio de Canoagem: O passeio será realizado no rio Sorraia e é aberto a toda a população. Para além do lazer, os objetivos deste passeio serão consciencializar a população para a prática regular de atividade física e proporcionar uma experiência nova a todos os participantes.

Jogo do Movimento: tem como objetivo consciencializar a população escolar do 1º ciclo para os benefícios de hábitos de vida saudáveis. Consiste num jogo de tabuleiro em grandes dimensões onde os participantes sãos os “peões” do jogo. Durante o percurso os participantes poderão estar sujeitos a perguntas ou realização de exercícios.

Permanent measures Permanent measures

Coruche implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Pedestrianisation
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Accessibilities
Continuação da implementação do Plano de Promoção da Acessibilidade
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns
Elaboration of educational materials
Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders
Create systems for buses and walking trains
Further info
Criação de pérgolas no percurso pedonal de acesso ao Centro Escolar de Coruche: A criação destas zonas possibilita, no verão, a existência de zonas de sombreamento e, no inverno, zonas de resguardo. Deste modo, este projeto contribui para a melhoria do conforto na deslocação a pé dentro deste estabelecimento de ensino. Por outro lado, esta medida enquadra-se numa estratégia mais alargada de mitigação das alterações climáticas.

Continuidade do Plano de Promoção da Acessibilidade - ferramenta de gestão da acessibilidade fundamental que permite alcançar um aumento da qualidade de vida para todos os cidadãos. Possibilita programar, executar e avaliar as ações no âmbito da via pública, edifícios, transportes e comunicação de forma integrada e abrangente, de acordo com a metodologia Design for All ou Design Universal, contribuindo para a inclusão social de todos os cidadãos.

Pedibus: lançamento do projeto Pedibus, que pretende formar grupos de crianças que fazem a pé o trajeto de ida e volta para a escola, acompanhadas por um ou mais adultos e seguindo um determinado percurso.

Campanha de divulgação sobre o car-pooling nas redes sociais e site da Câmara Municipal de Coruche.

Car-free day Car-free day

Coruche carries out a Car-Free Day 2015 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.