Participating towns and cities

PortugalOliveira de Azeméis, Portugal

Population:
70.000 inhabitants
Contact:
Câmara Municipal Oliveira de Azeméis
Largo da República
3720 Oliveira de Azeméis
(++351) 918409499

Participation 2015

Activities within the week Activities within the week

Oliveira de Azeméis organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2015, taking into account the annual theme.

All week
O Município de Oliveira de Azeméis irá promover um conjunto de atividades no período da Semana Europeia da Mobilidade que apontam para a consciencialização e educação dos munícipes e visitantes no sentido do tema "Escolhe. Muda. Combina".
A salientar as seguintes atividades:
CÃOminhada 2ª edição - iniciativa que privilegia o uso das ruas do centro urbano e zona desportiva e escolar da cidade para passeio e caminhada de peões acompanhados com os seus amigos de estimação.

Azeméis sobre Rodas (4ª edição)- iniciativa que assume um papel pedagógico de utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável na cidade, através de um passeio intergeracional onde a bicicleta assume o papel principal como meio de transporte.

Caminhada Branca SEM 2015 e Aula de Zumba - estas iniciativas pretendem fomentar o hábito da caminhada e da prática desportiva saudável, utilizando espaços públicos da cidade bem como os percursos de caminhada do Centro Municipal de Marcha e Corrida.

Multimodalidade - mobilidade sustentável: implementação do projecto Bike Sharing,
visitas no centro urbano de Oliveira de Azeméis de SEGWAY e reforço de transporte coletivo para deslocação entre os principais pontos e áreas do centro urbano de Oliveira de Azeméis.

Permanent measures Permanent measures

Oliveira de Azeméis implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Develop public bicycle hiring and sharing systems
Implementação do primeiro troço/fase de ciclovia do Concelho de Oliveira de Azeméis, com extensão de 850 metros que ligará a Praça da Cidade aos principais equipamentos da zona escolar e desportiva.
Pedestrianisation
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Requalificação das passadeiras existentes nas zonas escolares, bem como a construção de passadeiras elevadas junto aos estabelecimentos escolares do município de Oliveira de Azeméis.
New forms of vehicle use and ownership
Use of clean vehicles
Further info
- Requalificação das passadeiras existentes nas zonas escolares, bem como a construção de passadeiras
elevadas junto aos estabelecimentos escolares do município de Oliveira de Azeméis;
- Execução do primeiro troço/fase de ciclovia do Concelho de Oliveira de Azeméis, com extensão de 850 metros que ligará a Praça da Cidade aos principais equipamentos da zona escolar e desportiva;
- Implementação de sistema de bikesharing, composto por 30 bicicletas. 15 bicicletas urbanas não eléctricas e 15 bicicletas urbanas eléctricas. Constituição de 3 parques de estacionamento com gestão/monitorização automática;
- Melhoria da rede de iluminação pública: montagem de luminárias led nas principais artérias da cidade, ação que contribuirá para poupança energética do município bem como para um melhor ambiente.

Car-free day Car-free day

Oliveira de Azeméis carries out a Car-Free Day 2015 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A ZSTA a condicionar no dia 19 e 20 de setembro de 2015 (Rua Bento Carqueja, Praça José da Costa e Praça da Cidade) é uma área que assume uma parte central do núcleo urbano da cidade e que permite acesso a uma área de serviços (4 unidades) e comércio (35 unidades).
A intenção desta iniciativa prende-se com o facto de mostrar e educar os transeuntes para uma maior facilidade de acesso pedonal a estes locais, deixando a viatura em segundo plano.
Não obstante, a realização de uma festa aberta ao público em geral, pretende devolver as ruas envolvidas aos peões. Esta iniciativa reunirá uma componente lúdica e de lazer, bem como o princípio de utilização da rua para caminhadas e convívio noturno.
Assente no princípio da rua ser das pessoas, a iniciativa reúne um conjunto de cerca de 30 parceiros (associações e comércios), criando um espírito global de participação ativa.