Participating towns and cities

PortugalMértola, Portugal

Population:
6.205 inhabitants
Department:
President's Advisor
Contact:
Luís Martins
Praça Luís de Camões
7750-329 Mértola
(++351) 968632923

Participation 2015

Activities within the week Activities within the week

Mértola organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2015, taking into account the annual theme.

All week
Dia 16 de Setembro de 2015 – Quarta-feira.
9.00h – Abertura da Semana Europeia da Mobilidade - 2015 em Mértola, através de uma Exposição e divulgação de folhetos, materiais informativos e pedagógicos, sobre o tema “Escolhe. Muda. Combina”.
21.30h – Realização de uma Caminhada Nocturna “Por Ruelas e Asfaltos de Mértola” integrado no Projecto Ruas Vivas, promovido pela Junta de Freguesia de Mértola.
22.30h – Sessão de identificação de aves nocturnas “Os Sons da Noite” no espaço do Miradouro do Além-Rio, promovido pelo ICNF - Parque Natural do Vale do Guadiana.
Dia 17 de Setembro de 2015 – Quinta-feira.
21.00h – Realização de um Passeio Patrimonial promovido e organizado pela Câmara Municipal de Mértola que inclui visita nocturna aos núcleos do Museu de Mértola e culmina num Colóquio - tertúlia onde será debatida a Intervenção de Pavimentação do Centro Histórico e o Andar a Pé na Vila de Mértola, no contexto do tema “Escolhe, Muda, Combina”.
Dia 18 de Setembro de 2015 – Sexta-feira.
11.00h – Sessão Especifica de Esclarecimento e de Divulgação sobre o tema “Escolhe, Muda, Combina”, destinada aos funcionários da Câmara Municipal de Mértola. Esta iniciativa visa promover formas de mobilidade mais adequados nomeadamente articulação do automóvel particular com deslocações pedonais para o local de trabalho situado no Centro Histórico. A realizar no Salão Nobre da Autarquia e promovido pela Câmara Municipal de Mértola.
Dia 19 de Setembro de 2015 – Sábado.
10.00h – Início da Exposição Bibliográfica “Escolhe, Muda, Combina”, sobre a temática do Ambiente e Sustentabilidade e Campanha de recolha de contributos visando a melhoria da Mobilidade Sustentável no concelho de Mértola e nomeadamente no Centro Histórico. Esta iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal de Mértola até dia 22 de Setembro.
Dia 20 de Setembro de 2015 – Domingo.
9.30h – Realização de um Passeio de Bicicleta À descoberta de Mértola, complementado por divulgação de folhetos destinada a sensibilizar dos condutores em particular e cidadãos em geral para o respeito nas rodovias e ruas pelos utentes da bicicleta. Este evento será organizado pela Câmara Municipal de Mértola.
Dia 21 de Setembro de 2015 – Segunda-feira.
10.00h – Sessão de Educação Física e de lazer activo no Parque Urbano de Mértola, promovida pela Escola Profissional Alsud.
19.00h – Colóquio “Promoção da Acessibilidade no Comércio e Serviços na Vila de Mértola” destinado especialmente a comerciantes poderem ter noções de custos e benefícios visando garantir espaços urbanos e estabelecimentos mais inclusivos e acessíveis para todos. Adicionalmente serão debatidos assuntos relacionados com o tema transversal de 2015 “Escolhe, Muda, Combina”. O evento organizado pela Câmara Municipal de Mértola, decorrerá no Cineteatro Marques Duque.
Dia 22 de Setembro de 2014 – Terça-feira. Dia Europeu Sem Carros (DESC 2015).
8.30h: - Inicio das actividades e encerramento da Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA). Entrega de folhetos de Sensibilização sobre o tema “Escolhe, Muda, Combina”.
9.30h – Abertura do Espaço Mobilidade e Saúde - Rastreios da Unidade Móvel Médico-social. Na temática da Mobilidade e Saúde, irá realizar-se uma campanha “Escolhe, Muda, Combina”, com a Unidade Móvel Médico-Social no Sector Nordeste da vila de Mértola.
10.00h – Espaço de convívio, leitura e distribuição de informação europeia alusiva à Semana Europeia da Mobilidade, promovido pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, sediado na ADPM.
10.00h – Espaço de actividade lúdica e recreativas, e de educação ambiental (Caravana do Ambiente), promovido pela Câmara Municipal de Mértola no Sector Nordeste da vila de Mértola.
11.00h – Workshop sobre o tema “Escolhe, Muda, Combina”, destinado a alunos da Escola Secundária EB 2 3, onde serão debatidos assuntos relacionados com o tema transversal de 2015 contando com intervenções sobre Gestão da Mobilidade, Ambiente Urbano, Acessibilidade para todos, Saúde e Animação Sócio-cultural.
18.00h – Reabertura das ruas do Centro Histórico e conclusão do DESC 2015.
18.00h – Encerramento da Exposição Bibliográfica “Escolhe, Muda, Combina” promovida pela autarquia, sobre a temática do Ambiente e Sustentabilidade e Conclusão do Evento da Semana Europeia da Mobilidade 2015.

Permanent measures Permanent measures

Mértola implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Pedestrianisation
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Accessibilities
Lowering of pavements
Removal of architectonic barriers
Further info
A- Intervenção de melhoria de infra-estruturas com destaque para a requalificação do pavimento em calçada de modo a promover especificamente a Pedonalização (andar a pé) e a mobilidade inclusiva em várias ruas do Centro Histórico de Mértola, nomeadamente Rua Prof. Baptista da Graça, Rua dos Combatentes da Grande Guerra e Praça Luís de Camões.
B- Requalificação da Praça Luís de Camões, tornando este espaço público acessível para todos, através de intervenções de eliminação de barreiras arquitetónicas e Rebaixamento de passeios .

Car-free day Car-free day

Mértola carries out a Car-Free Day 2015 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Para este ano de 2015, a Zona Sem Tráfego Automóvel (ZSTA) corresponde a uma área que inclui o sector Nordeste da vila de Mértola (onde se concentram os principais equipamentos colectivos escolares, desportivos e sociais), com destaque para as seguintes ruas:
- Rua da Achada de S. Sebastião;
- Azinhaga do Pavilhão;
- Rua da Ponte;
- Azinhaga Nova;
- Rua do Alecrim.
A Zona Sem Tráfego Automóvel (ZSTA) corresponde a uma área de 8,8 ha, implicando um comprimento total de ruas encerradas de 1283 metros lineares bem como inclui uma população residente de 80 habitantes.