Participating towns and cities

PortugalCoruche, Portugal

Population:
8.000 inhabitants
Department:
Ambiente e Energia
Contact:
Rosa Lopes
Praça da Liberdade
2100-121 Coruche
(++351) 243610200

Participation 2016

Activities within the week Activities within the week

Coruche organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2016, taking into account the annual theme.

All week
Iniciativas de Promoção e Animação do Evento
O propósito da Câmara Municipal de Coruche é desenvolver várias de atividades, daí estar em preparação a SEM que decorrerá de 16 a 30 de setembro.

ECO-TROCAS: “Viagens a troco de lixo”
16 a 22 de setembro

À semelhança do que foi feito noutros municípios com elevado sucesso, esta iniciativa permitirá aos alunos utilizadores do transporte escolar Tico/Teco trocar resíduos recicláveis por bilhetes. Para obterem um bilhete, os alunos devem trazer um conjunto de materiais recicláveis.

Dia europeu sem carros

Demonstração de viaturas eléctricas

Jogo “Consumo verde sobre rodas” e Jogo do Ciclo da Água
28 de setembro a 2 de outubro


Esta atividade dirige-se aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. O jogo “Consumo Verde Sobre Rodas “ gira em torno de uma ida às compras. Aprender a fazer as compras certas sobre rodas ao mesmo tempo que se é amigo do ambiente . Resíduos , alimentação saudável e energia acompanham o cesto de compras !
Pretende-se que as crianças experimentem formas de mobilidade alternativas, pela utilização de Kart´s.

O jogo do Ciclo da Água tem como objetivo consciencializar a população escolar do 1º ciclo para o consumo sustentável e eficiente da água e qual o nosso papel ni ciclo da água. Consiste num jogo de tabuleiro em grandes dimensões onde os participantes sãos os “peões” do jogo. Durante o percurso os participantes poderão estar sujeitos a perguntas ou realização de jogos tradicionais.

Dia 26 - Núcleo Escolar da Fajarda (manhã)
Dia 27 - Núcleo Escolar da Lamarosa (manhã)
Dia 28 - EBI/Ji Couço (manhã)

Permanent measures Permanent measures

Coruche implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Public transport services
Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
Accessibilities
Lowering of pavements
Removal of architectonic barriers
Create useful tool for people with reduced mobility
Further info
Foi aprovada uma candidatura FEDER para implantação de um circuito de bicicleta para acesso a equipamentos públicos. Este projecto consiste em disponibilizar de forma gratuita bicicletas eléctricas em vários equipamentos públicos, nomeadamente, Edifício dos Paços do Concelho, Piscinas, Central de Camionagem que se são constituído como pontos centrais do circuito. O objectivo principal promover a mobilidade sustentável dos munícipes, promovendo uma interligação entre vários modos de transporte.

Foi igualmente aprovada uma candidatura para conclusão da ciclovia entre Coruche e uma pequena aldeia (Erra). Actualmente a ciclovia foi construída apenas até ao Monte Velho e pretende-se estender até à Erra, uma vez que se trata de uma zona privilegiada para a utilização da bicicleta, por ser uma zona plana mas também por se enquadrar na zona da lezíria, que em termos ambientais deve ser valorizada.