Participating towns and cities

PortugalOliveira de Azeméis, Portugal

Population:
70.000 inhabitants
Contact:
Câmara Municipal Oliveira de Azeméis
Largo da República
3720 Oliveira de Azeméis
(++351) 918409499

Participation 2017

Activities within the week Activities within the week

Oliveira de Azeméis organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2017, taking into account the annual theme.

All week
Azeméis sobre Rodas - iniciativa que assume um papel pedagógico de utilização da bicicleta como meio de transporte sustentável na cidade, através de um passeio intergeracional onde a bicicleta assume o papel principal como meio de transporte., percorrendo as principais artérias de ligação na cidade, passando pelos principais serviços de justiça, escolas, saúde, lazer e compras. Privilegiada a utilização dos troços de ciclovia.
Partilha Bicicletas eléctricas – sensibilização para a utilização gratuita de bicicletas eléctricas - BICLAZ- instaladas na cidade para deslocações em modos suaves no centro urbano.
No período de 19 a 22 de Setembro, a implementação do projecto piloto, Sistema Integrado de Mobilidade – AzeméiSIM, visa a promoção de uma mobilidade sustentável que contribua para minorar o isolamento da população mais idosa, e que se constitua como potencializadora de uma mudança de hábitos dos habitantes e de uma redução da poluição e dos gastos energéticos. É ainda pretensão da autarquia organizar uma boa rede de transportes com deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.

Permanent measures Permanent measures

Oliveira de Azeméis implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Public transport services
Improvement and extension of the public transport services (express services, increase frequency etc)
Accessibilities
Enlargement of pavements
Further info
- Conclusão da 3ª fase da Ciclovia da Cidade de Oliveira de Azeméis – 900 metros – ligação núcleo habitacional à zona comercial.
- Sistema Integrado de Mobilidade – AzeméiSIM - A criação desta rede, em projeto piloto, visa a promoção de uma mobilidade sustentável que contribua para minorar o isolamento da população mais idosa, e que se constitua como potencializadora de uma mudança de hábitos dos habitantes e de uma redução da poluição e dos gastos energéticos. É ainda pretensão da autarquia organizar uma boa rede de transportes com deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.
- Postos de Abastecimento de Viaturas Elétricas – cidade de Oliveira de Azeméis

Car-free day Car-free day

Oliveira de Azeméis carries out a Car-Free Day 2017 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A ZSTA a condicionar nos dias 16 e 17 de setembro de 2017 (Ruas Bento Carqueja e António Alegria, Praça José da Costa, Avenida Dr. António José de Almeida, Rua do Cruzeiro e Rua Ernesto Soares dos Reis) é uma área que assume uma parte central do núcleo urbano da cidade e que permite acesso a uma área de serviços (9 unidades) e comércio (42 unidades).
O objectivo central desta iniciativa prende-se com o facto de mostrar e educar os transeuntes para uma maior facilidade de acesso pedonal e de modos suaves a estes locais, deixando a viatura automóvel em segundo plano.
Não obstante, a realização de uma festa aberta ao público em geral, pretende devolver as ruas envolvidas aos peões. Esta iniciativa reunirá uma componente lúdica e de lazer, bem como o princípio de utilização da rua para caminhadas e convívio noturno.
Assente no princípio da rua ser das pessoas, a iniciativa reúne um conjunto de cerca de 60 parceiros (associações e comércios), criando um espírito global de participação ativa.