Participating towns and cities

PortugalAlfândega da Fé, Portugal

Population:
4.324 inhabitants
Department:
Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU)
Contact:
Margarida Fonseca
Largo D. Dinis
Alfândega da Fé
5350-014
(++351) 279468120
Alfândega da Fé already registered 6x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2023 2019 2018 2017 2016 2015

Participation 2017

Activities within the week Activities within the week

Alfândega da Fé organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2017, taking into account the annual theme.

All week
Durante a Semana Europeia da Mobilidade pretende-se desenvolver as seguintes atividades:
- Ação de indução aos colaboradores do Município | Boas práticas na condução;
- Campanha de indução (via-email) | Incentivo à deslocação pedonal;
- Ciclo-passeio
- Mobilidade Sustentável no Desporto | Jogos iterativos.
- BurroMobil (Passeio de Burro)

Permanent measures Permanent measures

Alfândega da Fé implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Pedestrianisation
Melhoria de infra-estruturas (pavimentos, passadeiras)
Further info
1. Melhoramento do espaço público e infraestruturas de apoio - Centro Histórico de Alfândega da Fé
Descrição: O Município de Alfândega da Fé tem como foco eliminar as barreiras arquitetónicas e modernizar o espaço público da localidade (pavimentos, sinalização, mobiliário urbano e infraestruturas de apoio), promovendo assim melhor acessibilidade aos habitantes locais e aos visitantes da região. Assim sendo, este projeto iniciou-se no Centro Histórico de Alfândega da Fé.
Objetivo: Eliminar as barreiras arquitetónicas de forma a melhorar a acessibilidade;
Melhorar os diferentes trajetos de mobilidade para que as pessoas usufruam do espaço sem exclusões; Diminuir o trafego motorizado (Zona de Convivência).
Resultado esperado: O pavimento e os passeios deixaram de ser uma barreira para mobilidade e o tráfego rodoviário passou a ter só um sentido com intuito de diminuir o trafego, na maior parte da zona envolvente.Com este processo verificou-se que as zonas “esquecidas”, tornaram-se zonas de acessibilidade e zonas de convivência para a população urbana.
2. Implementação do Plano de Acessibilidades — RAMPA
Descrição: No âmbito do projeto RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), em 2012/2013 o Município de Alfândega da Fé elaborou o Diagnóstico e o Plano de Promoção da Acessibilidade – “Alfândega Inclusiva”.Em 2016, e perante a inexistência de financiamento para o efeito, o Município iniciou a implementação do Plano de Acessibilidades ao nível do espaço público, introduzindo várias melhorias da mobilidade pedonal. As intervenções, por administração direta, sucederam-se pontualmente em vários arruamentos da Vila, através da eliminação de barreiras arquitetónicas, rebaixamento de passeios, novos passeios e passadeiras para peões, sinalética específica para peões, etc.).
Objetivo: Estabelecer uma nova estratégia em torno do planeamento urbano e da acessibilidade, abrangendo 5 áreas transversais: Espaço Público, Edificado, Transportes, Comunicação e Design/Infoacessibilidade.
Resultado esperado: Melhorar o ambiente e aumentar a qualidade de vida de todos os cidadãos que vivem e trabalham em Alfândega da Fé (2.100 pessoas), bem como a população visitante/turistas.
3. Melhoramento do espaço público e infraestruturas de apoio - Centro Cívico de Alfândega da Fé
Descrição: O Município de Alfândega da Fé tem como foco eliminar as barreiras arquitetónicas e modernizar o espaço público da localidade (pavimentos, sinalização, mobiliário urbano e infraestruturas de apoio), promovendo assim melhor acessibilidade aos habitantes locais e aos visitantes da região. Assim sendo, este projeto iniciou-se no Centro Cívico de Alfândega da Fé.
Objetivo: Eliminar as barreiras arquitetónicas de forma a melhorar a acessibilidade;
Melhorar os diferentes trajetos de mobilidade para que as pessoas usufruam do espaço sem exclusões; Diminuir o trafego motorizado (Zona 30).
DUA│ Setor de Ambiente 2 de 2
Resultado esperado: O pavimento e os passeios deixaram de ser uma barreira para mobilidade e o tráfego rodoviário passou a ter só um sentido com intuito de diminuir o tráfego, na maior parte da zona envolvente.Com este processo verificou-se que as zonas “esquecidas”, tornaram-se zonas de acessibilidade e zonas de convivência para a população urbana.

Car-free day Car-free day

Alfândega da Fé carries out a Car-Free Day 2017 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Encerramento da Praça do Município 5350-017 Alfândega da Fé