Participating towns and cities

PortugalBeja, Portugal

Website:
Population:
21.658 inhabitants
Department:
Câmara Municipal De Beja
Contact:
Maria Goreti Margalha
Praça Da República
7800-427 Beja
(++351) 284 311 800
Beja already registered 11x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2019 2018 2017 2011 2010 2009 2007 2006 2004 2003 2002

Participation 2017

Activities within the week Activities within the week

Beja organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2017, taking into account the annual theme.

All week
O Município de Beja irá promover um conjunto de atividades dedicado à temática da Mobilidade. Até 22 de Setembro estará patente uma exposição de projetos do Município de Beja. No dia 22 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros, Os transportes Urbanos de Beja serão gratuitos, e o trânsito estará interrompido no Largo do Lidador. Estão organizadas as seguintes atividades:
Às 9:30h tem início a Eco-caminhada, uma iniciativa “Rota Eco-Escolas”, organizada pelo Instituto Politécnico de Beja (ESA, ESTIG, ESSE), que alerta a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, sustentável e eficiente. A partir das 9:30h, várias turmas fazem um percurso a pé da sua escola até ao Largo do Lidador durante o qual irá decorrer uma campanha de prevenção do estacionamento abusivo. No Largo do Lidador haverá formação e sensibilização, envolvendo várias entidades que atuam a nível social (Centro de Paralisia Cerebral, Agrupamentos Escolares, etc. com o apoio da PSP e da Escola Segura), para o conhecimento de algumas regras de trânsito, alertando para a importância de uma cidade organizada com respeito pelo veículo e pelo peão, com particular destaque para as questões da acessibilidade, não esquecendo a importância da valorização e respeito pelo Património no quotidiano das pessoas. Irá ainda decorrer o Peddy Paper “À descoberta do Castelo” e uma Sessão de Contos no Centro Social do Lidador.
O Jardim do Bacalhau receberá atividade entre as 10:00h e as 16:30h, tendo como objetivo dar a conhecer à comunidade alguns dos projetos do Município na área da mobilidade em geral, e mobilidade elétrica em particular, com o envolvimento da comunidade em geral. Serão divulgados os sistemas de pagamento por telemóvel do estacionamento tarifado de superfície e os sistemas de mobilidade na cidade de Beja (bicicletas de uso coletivo, táxis-coletivos, urbanas).
O Centro de Paralisia Cerebral terá uma actividade de alerta para a cidadania e respeito pela diferença. Estará presente o grupo de Teatro da Cercibeja – ExpressArte, com intereção com o público em geral. Os mais novos terão oportunidade de conhecer o projeto Heróis da Água com a EMAS que ainda trás a Mobilidade Verde, um projecto sobre rodas. Estará disponível um espaço de Animação Infantil com insufláveis.
O Parque da Cidade recebe o Circuito urbano “A minha bicicleta na cidade” - passeio escolar em bicicleta - onde se pretende percorrer um circuito urbano, definido previamente, com a particularidade de visitar os vários estabelecimentos de ensino, tendo em vista, o reforço e estimulo à utilização da bicicleta, bem como a adoção por estilos de vida saudáveis e boas práticas daí resultantes da população escolar.
Ao final da tarde, e a culminar a intensa atividade deste Dia Europeu Sem Carros, entre as 20:00h e as 21:30h, o Parque de Feiras e Exposições acolhe a iniciativa “Light Run”. A “Light Run” é uma atividade não competitiva, que se realiza no âmbito do programa de atividades “Beja a Mexer” - Jornadas Municipais do Desporto. Os objetivos desta atividade estão implícitos ao fomento da prática de atividade física através da corrida ou caminhada e dos benefícios daí resultantes. Tratando-se de um evento de natureza mais informal não terá classificação individual ou coletiva dos seus participantes.
A organização da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu sem Carros é uma organização da Câmara Municipal de Beja e conta com o apoio do IPDJ, CerciBeja, Centro de Paralisia Cerebral, Agrupamento de Escolas nº1, PSP, Escola Segura, União de Freguesias, IPBeja (ESA, ESTIG, ESSE), Eco-Escolas, EDIA, EDP, Citroen, EMAS e Bicipalma.

Permanent measures Permanent measures

Beja implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Reestruturação da zona pedonal, ciclovia e estacionamento entre a avª do Brasil e a rua Tenente Coronel Salgueiro Maia.
Pedestrianisation
Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Melhoria das acessibilidades no centro histórico (rebaixamento e/ou levantamento de passadeiras existentes, alterar os pavimentos rugosos para superfícies lisas e/ou de identificação táctil, transform
Accessibilities
Create the tactile pavements
Create wheelchair ramps
Lowering of pavements
Elaboration of sound devices in traffic lights
Removal of architectonic barriers
Create useful tool for people with reduced mobility
Melhoria das acessibilidades no centro histórico (rebaixamento e/ou levantamento de passadeiras existentes, alterar os pavimentos rugosos para superfícies lisas e/ou de identificação táctil, transform
New forms of vehicle use and ownership
Launch of online car-pooling and car-sharing schemes
Criação de uma plataforma electrónica para apoio de car-pooling para os trabalhadores do Município de Beja.
Freight distribution
New regulations for freight distribution
Alteração do horário de cargas numa rua pedonal do Centro Histórico: rua Capitão João Francisco de Sousa.
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns
Elaboration of educational materials
Campanhas de sensibilização dos projectos de mobilidade do Município (Transportes Urbanos, Táxis Colectivos, Bicicletas de Uso Público), Alerta para a Diferença, Sistemas de pagamento móvel do estacio
Further info
MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES NA CIDADE DE BEJA:
- Fazer o rebaixamento ou levantamento das passadeiras existentes e alterar os pavimentos rugosos para superfícies lisas e/ou de identificação táctil.
- Transformar percursos de interesse na zona histórica para os tornar acessíveis a pessoas de mobilidade condicionada.
- Melhorar cruzamentos e pavimentação com incidência prioritária na zona histórica e percursos das escolas.

REESTRUTURAÇÃO DA ZONA PEDONAL, CICLOVIA E ESTACIONAMENTO ENTRE A AVª DO BRASIL E A RUA TENENTE CORONEL SALGUEIRO MAIA
- ciclovia separada da via rodoviária através da zona de estacionamento para veículos ligeiros
- rebaixamento dos passeios junto às passadeiras, de forma a que estas sejam acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada
- criação de guias de acessibilidade através da colocação de pavimento táctil