Participating towns and cities

PortugalMértola, Portugal

Population:
6.205 inhabitants
Department:
President's Advisor
Contact:
Luís Martins
Praça Luís de Camões
7750-329 Mértola
(++351) 968632923

Participation 2019

Activities within the week Activities within the week

Mértola organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2019, taking into account the annual theme.

16 September
8.30h – Abertura da Semana Europeia da Mobilidade - 2019 sobre o tema "Caminha connosco". Inicio das actividades do Dia Europeu Sem Carros e encerramento da Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA), Centro Histórico de Mértola.

9.30h – Abertura do Espaço Mobilidade e Saúde - Rastreios da Unidade Móvel Médico-social. Na temática da Mobilidade e Saúde, irá realizar-se uma campanha "Caminha connosco" com a Unidade Móvel Médico-Social no Largo Vasco da Gama.

10.00h –Semana Europeia da Mobilidade no Centro de Informação Europe Direct. Espaço de convívio, leitura e distribuição de informação europeia alusiva à Semana Europeia da Mobilidade, promovido pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, sediado na ADPM, no Largo Vasco da Gama.

14.00h – Início da Exposição Bibliográfica "Caminha connosco "sobre a temática do Ambiente e Sustentabilidade e Campanha de recolha de contributos visando a melhoria da Mobilidade Sustentável no concelho de Mértola e nomeadamente no Centro Histórico. Esta iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal de Mértola até dia 20 de Setembro.

18.00h – Reabertura das ruas do Centro Histórico e conclusão do DESC 2019.

18.00h – Sessão de apresentação do Projecto “ Frescos sobre rodas”. Consistindo no esclarecimento publico do investimento de um veículo eléctrico (ecológico) de apoio ao transporte ao domicílio de compras no comércio local e no Mercado Municipal, sendo também incentivada a mobilidade pedestre e promovida uma melhor Acessibilidade ao Comércio e Serviços na Vila de Mértola”. Adicionalmente serão debatidos assuntos relacionados com o tema transversal de 2019 "Caminha connosco" Projeto promovido pela CM de Mértola, AEVG e Rede Alimentar de Mértola ao abrigo do Fundo Ambiental.
Local: Mercado Municipal de Mértola.
17 September
15.00h – “Fórum do Património: Mobilidade Sustentável”.
Sessão do Fórum do Património sob o tema “Gestão da Mobilidade – Um Centro Histórico Sem Carros”!
Esta iniciativa contará com especialistas visa promover formas de mobilidade mais adequados nomeadamente a transição da utilização do automóvel particular para o incentivo das deslocações pedonais para quem reside e usufrui o Centro Histórico. Será debatida com os presentes a Adopção de Medidas de restrição imposta ao tráfego de veículos automóveis de não residentes no Centro Histórico da Vila de Mértola, bem como viver as ruas do Centro Histórico. Promoção da Câmara Municipal de Mértola, contando com a colaboração de:
Paula Teles | Mobilidade e Planeamento do Território
João Figueira de Sousa | Mértola, Mobilidade Sustentável
José Daniel Romana | Projeto Frente Ribeirinha de Mértola
Acesso Cultura | Património e Acessibilidade
Delegación de Movilidad y Accesibilidad del Ayuntamiento de Córdoba.
Local: Igreja da Misericórdia, Mértola.
18 September
18.30h – Mobilidade e Saúde.
Sessão de Educação Física e de lazer activo no Parque Urbano de Mértola, articulado com o tema Mobilidade e Saúde, promovida pela Câmara Municipal de Mértola.
Sensibilização para a prática de atividade física e aulas de Zumba e Fitness, contando com a colaboração de: Ana Rito; Training Box (Roberto Mateus) e Clube Náutico de Mértola (Luís Diogo e Maria Rozendo).
Local: Parque Urbano e de Lazer de Mértola.
19 September
10.00h – Caminhada com Bichos.
Realização de um Percurso Verde, sob a forma de uma caminhada de visita à EBIO – Estação da Biodiversidade de Mértola, e que consiste numa visita exploratória à EBIO da Ribeira do Vascão para conhecer os insetos e as plantas que por lá se encontram e pretende dar a conhecer os valores da biodiversidade num troço ripícola ao longo das margens da ribeira do Vascão.
Esta iniciativa é aberta a todos os interessados e promovido e organizado pela Câmara Municipal de Mértola, com os guias da TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Ponto de encontro: EBIO do Vascão, junto à ponte da Ribeira do Vascão – Giões.
20 September
20.30h – Histórias no Largo.
Percurso Patrimonial com o objetivo de observar e debater intervenções de acessibilidade e mobilidade nas ruas e espaço público do Centro Histórico Vila de Mértola. Conversas no Largo: Apresentação de imagens e relatos do Andar, Viver e Sentir a “Vila Velha” e momentos de discussão e de partilha de ideias no Largo Vasco da Gama.
Ponto de encontro Largo Vasco da Gama, Mértola.
21 September
9.30h – Passeio da Memória.
Organizado por Alzheimer Portugal e CMM com o objetivo de consciencializar para a problemática das demências e como a pratica de exercício físico é uma das formas de reduzir o risco de vir a desenvolver demência. Assim convida-se a criar boas memórias! Venham caminhar connosco!
Ponto de encontro às 9h na Avenida Aureliano Mira Fernandes, Mértola.
9h30h - Aula de Zumba com Ana Rito;
10.00h – Caminhada.
22 September
9.30h – Caminhada sem Lixo.
Caminhada na envolvência da localidade da Mina de são Domingos sob o mote de “Caminhada sem lixo” visando recolher resíduos avistados durante o itinerário.
Ponto de encontro no Largo da Igreja (junto aos Correios), promovido por CMM e Junta de Freguesia de Corte Pinto.
Convite a trazer luvas, água, roupa e calçado confortável.

13.00h - Encerramento da Semana Europeia da Mobilidade - 2019 sobre o tema "Caminha connosco".

Permanent measures Permanent measures

Mértola implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Traffic calming and access control scheme
New traffic regulations: traffic circulation and parking planned
Elaboration of new residential areas planned
Freight distribution
Use of clean vehicles planned

Car-free day Car-free day

Mértola carries out a Car-Free Day 2019 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A campanha DESC 2019 “Em Mértola Sem o Meu Carro” está previsto para dia 16 de setembro (segunda-feira), tendo ficado definido como Zona Sem Tráfego Automóvel (ZSTA), uma área que inclui a totalidade do Centro Histórico de Mértola, situada no sector meridional desta vila. Pretende-se neste dia condicionar o tráfego automóvel, entre as 08.30 e as 18.00 horas, numa área de 8,1 ha, e uma dimensão de 1112 metros lineares, na qual residem aproximadamente 209 pessoas, mas que diariamente atrai bastantes utentes e visitantes respectivamente aos serviços públicos e equipamentos museológicos aí instalados, além dos funcionários que aí têm o seu local de trabalho.
Encerramento ao trânsito das ruas integradas na Zona Sem Tráfego Automóvel, entre as 8.30h e as 18.00h, ou seja, todo o Centro Histórico de Mértola (vila intramuralhas) com destaque para as seguintes ruas:
-Rua Alonso Gomes;
-Rua Prof. Baptista da Graça;
-Rua d. Sancho II;
-Praça Luís de Camões;
-Rua dos Combatentes da Grande Guerra;
-Largo da Misericórdia;
-Rua Dr. António José de Almeida,
-Rua Elias Garcia;
-Rua 5 de Outubro;
-Estrada da Ribeira (encosta oeste, limitado pela ribeira de Oeiras).