Entrevista a Lisboa, vencedor do Prémio EUROPEAN MOBILITY WEEK 2018 para municípios maiores

Lisboa (Portugal) foi a cidade vencedora do prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2018, nos municípios com mais de 50 000 habitantes, a cidade vencedora foi revelada numa cerimónia em Bruxelas (Bélgica) a 21 de março de 2019. Falámos com Miguel Gaspar, vereador da mobilidade e segurança, sobre o significado desta vitória para a capital portuguesa.

Quais foram as atividades promovidas por Lisboa que ajudaram a ganhar o prémio da Semana Europeia da Mobilidade? Há alguma atividade com a qual estejam particularmente orgulhosos?

A Semana Europeia da Mobilidade de Lisboa 2018 (Lisboa SEM18) caracterizou-se por uma agenda forte e diversificada e focada, claro,  em atividades  de multimodalidade e mobilidade sustentável.

Seminários e conferências sobre mobilidade urbana sustentável, ações de sensibilização para a utilização da bicicleta nas deslocações para a escola e para o trabalho, passeios de bicicleta e de scooter e uma parada de elétricos antigos, , foram algumas das iniciativas.

Um dos eventos de destaque da SEM 18 foi a Conferência Wise Mobility, um debate sobre a ambição de Lisboa de ver o seu sistema de mobilidade evoluir rapidamente no sentido da sustentabilidade, eficácia, acessibilidade e segurança. Um painel diversificado de oradores deu a sua opinião perante uma plateia de 200 participantes. As inscrições esgotaram em poucos dias.

No último dia da SEM, parte da Av. da Liberdade (uma das principais artérias da cidade) esteve fechada ao trânsito rodoviário para acolher o festival da mobilidade com atividades lúdicas e gratuitas para toda a família. Demonstração e experimentação de veículos (sitways, veículos a pedais, trotinetes, entre outros), jogos, experiência virtual em meio urbano, gincanas, área kids, aulas de atividade física e dança, street Art e Bike Sprints. Foi ainda possível pedalar numa bicicleta suspensa (Skybike) que subia a 14 metros de altura e que permitia uma vista privilegiada sobre a avenida. O evento contou com a participação de cerca de 3800 pessoas.

 

Como têm sido as reações dos cidadãos e stakeholders pela conquista deste prémio? O que significa a conquista deste prémio para a cidade?

Foram inúmeras as reações e positivas. É reconhecido por parceiros, cidadãos e outros stakeholders que a cidade está diferente e que melhorou significativamente nos últimos anos no que diz respeito à mobilidade.

Este prémio significa reconhecimento, um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado em prol de uma melhor mobilidade na cidade de Lisboa, um reconhecimento internacional que nos dá energia para reforçar a nossa determinação e a nossa vontade de fazer mais e melhor todos os dias.

 

Quais são os benefícios para a cidade em participar na Semana Europeia da Mobilidade?

A SEM é um momento de celebração. É o ponto alto de um trabalho que se desenvolve ao longo do ano. Permite reunir os agentes que contribuem para uma melhor mobilidade em Lisboa e os cidadãos podem repensar a sua mobilidade. Cria oportunidades para explorar a cidade em outros modos, mais sustentáveis, seja o transporte público, a bicicleta ou os modos partilhados.

Que conselhos daria a outras cidades que queiram levar para casa o prémio da Semana Europeia da Mobilidade?

Antes de mais, a cidade tem de ter uma visão clara quanto à mobilidade que pretende para a sua cidade e implementar medidas de carácter permanente fortes e estruturantes nesse sentido.

A mobilidade faz-se com as pessoas, as que vivem e as que utilizam a cidade. O envolvimento de todos, incluindo empresas e associações do setor da mobilidade, operadores de transportes públicos e de mobilidade partilhada e das escolas é fundamental para o sucesso de uma política de mobilidade mais sustentável, partilhada e conectada. Por isso, é importante uma forte aposta na comunicação, mas também numa agenda diversificada e dirigida a vários públicos.