Participants

Contact & Activities

Participating city

Braga
181.474 inhabitants

Local contact

Urban Planning, Transit and Mobility
Miguel Bandeira
Praça Municipal, 4704-514 Braga
++351 253 203 150

Participation 2016

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
Sessão fotográfica “Que espaço ocupam 60 pessoas? 50 carros, 60 bicicletas, 1 autocarro”; Concurso de fotografia “Semana Europeia da Mobilidade –Mobilidade Inteligente. Economia Forte.”; Divulgação do projeto "Eu Já passo aqui!", através de Exposição na Feira da Comunidade Bracarense e "III Conversa do Pelouro"; Encerramento do trânsito na Rua Gonçalo Pereira e Largo de S. Paulo; “Mercado da Mobilidade” na Rua Gonçalo Sampaio; “peddy-papers”; caminhadas; "bikepapers"; concentração e passeio de bicicleta; ações de sensibilização; conferências; inauguração de 4 contadores de tráfego com painéis interativos de sensibilização aos automobilistas para a redução das velocidades.
Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
Durante toda a semana estarão encerradas ao trânsito a Rua Gonçalo Sampaio e o largo de S. Paulo. Estas ZSTA correspondem a uma área contígua a outras áreas pedonais do Centro Histórico, próximas de equipamentos e comércios locais.
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
  • Develop public bicycle hiring and sharing systems
  • Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
  • Other: Implementação do troço ciclável em coexistência com os transportes públicos na Rua D. Pedro V; criação de 8 bicicletários no parque de estacionamento do município.
Pedestrianisation
  • Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
  • Other: Desenvolvimento de estudo para a substituição por passadeiras elevadas na Rua do Caires
Public transport services
  • Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
  • Other: Melhoria no percurso de transportes públicos na Rua D. Pedro V - reordenamento viário e redefinição do espaço dedicado aos transportes públicos.
Traffic calming and access control scheme
  • Speed reduction programmes in zones near schools
  • Other: Redução de velocidade através da colocação de contadores de tráfego nas artérias: Avenida Carrilho da Silva Pinto (2 radares) e na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires (2 radares); Projeto na envolven
Accessibilities
  • Create the tactile pavements
  • Removal of architectonic barriers
  • Launch of accessibility plans
  • Create useful tool for people with reduced mobility
  • Other: Projeto Rua do Caires
New forms of vehicle use and ownership
  • Responsible car-use (eco-driving etc)
  • Other: Novas normas de utilização do parque de estacionamento dos funcionários do município que visam a alteração gradual dos hábitos e dos modos de transporte.
Freight distribution
  • New regulations for freight distribution
  • Other: Nova regulamentação para as cargas e descargas do Centro Histórico de Braga
Mobility management
  • Adoption of workplace travel plans
  • Adoption of school travel plans
  • Create/establish mobility centers and on-line information services (eg travel planner)
  • Launch of awareness-raising campaigns
  • Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders
  • Permanent access restriction to city centres
  • Organisation of regular fora or surveys on public opinions and ideas
  • Other: Desenvolvimento do Plano integrado de Mobilidade do Concelho de Braga; Desenvolvimento de plano de mobilidade para as Escolas (Pedibus); protocolo com a universidade do Minho, Quadrilátero e CIM`s do
More details on permanent measures:

RUA D.PEDRO V - Reorganização viária para melhoria da circulação dos transportes Público e para garantir a coexistência entre bicicletas e BUS
A intervenção em causa visou a resolução de conflitos patentes, neste arruamento, resultantes do estacionamento excessivo que se verificava no mesmo. Neste sentido efetuou-se a marcação do eixo e a marcação com balizas de posição ao longo da mesma, evitando o estacionamento nesse troço e reservando-o para a circulação dos autocarros e bicicletas.

RUA DO CAIRES -
Substituição da atual passagem aérea para peões por passadeiras sobre-elevadas, promovendo um ambiente urbano mais humanizado e favorável ao modo pedonal.

CONTADORES DE VELOCIDADE E DE TRÁFEGO
Associado ao lançamento do programa da SEM 2016 para a cidade de Braga, serão anunciados os contadores de tráfego e velocidade (sistema fixo “VIASIS”, com eletrónica a LED e alimentação solar) que já foram instalados em algumas artérias da cidade: na Avenida Carrilho da Silva Pinto (2 radares) e na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires (2 radares). Prevê-se ainda a instalação de mais dois dispositivos em locais a anunciar em breve.
O sistema “VIASIS” permite a medição em tempo real das velocidades de circulação e ativação do “display” para visualização das mesmas e mudança de cor dos LED`s (amarelo ou vermelho) consoante a velocidade de circulação se faça abaixo ou acima do limite máximo imposto por lei para a zona controlada. Neste sentido, os dispositivos acionam um alerta automático com referência à velocidade de cada veículo que é referenciado por um “e-moji” correspondente ao cumprimento ou não desse limite.
Esta ação visa a sensibilização dos condutores para o cumprimento dos limites de velocidade estipulados para os locais, funcionando como uma medida de acalmia de tráfego e como um reforço da segurança rodoviária. Por outro lado, permite a recolha de dados e contagens de tráfego essenciais para que o município proceda a estudos de mobilidade.

PROJETO "EU JÁ PASSO AQUI!"
O Projeto “Eu já Passo Aqui” pressupõe um levantamento exaustivo das ocorrências que colidam com os preceitos da mobilidade e acessibilidade para todos, respetivas medidas corretivas, elaboração de projeto de execução e implementação;
Este plano irá desenvolver- se em 4 fases contendo um horizonte temporal de curto a médio prazo para a sua concretização e engloba arruamentos de intervenção prioritária.
O Projeto “Eu Já Passo Aqui” contempla 3 Eixos [Eixo 1 – Universidade do Minho/Estação CP; Eixo 2 – Central de Camionagem/ Loja do Cidadão; Eixo 3 – Central de Camionagem/Pç. do Município;
O Projeto, está na 1ª fase de 6 previstas: 1|Levantamento e Diagnóstico, 2|Participação Preventiva; 3| Anteprojeto; Participação Pública; Proposta; Monitorização e Replicação da Proposta.
Durante a SEM será divulgado este Projeto que se pretende que venha a ser amplamente divulgado e para o qual o envolvimento de todos os agentes interessados é fundamental. Essa divulgação (durante a SEM) será concretizada através de exposição, conferência e debate com a presença do município e especialistas nesta matéria.

PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO MUNICÍPIO DE BRAGA
O município está a rever o sistema de acesso ao parque de estacionamento do edifício dos serviços municipais e efectuou a reorganização do respetivo espaço. A redução substancial do n.º de lugares de estacionamento, a criação de espaço próprio para estacionamento de bicicletas e outras normas de utilização do Parque (sensibilização para a partilha de veículos, etc.) que serão implementadas irão contribuir para a mudança de hábitos instalados reduzindo a utilização de transporte individual (automóvel) por parte dos funcionários.

PLANOS DE MOBILIDADE
Serão desenvolvidos planos de mobilidade junto das escolas e para o Concelho de Braga que irão enquadrar a estratégia do município quanto a esta matéria e que, por sua vez, visa a Promoção da Mobilidade Sustentável.

SESSÃO FOTOGRÁFICA "O ESPAÇO QUE 60 PESSOAS OCUPAM"
A sessão fotográfica realizou-se no dia 9 de setembro e resultou na produção de cartazes de grande formato com 3 fotografias elucidativas do espço que 60 pessoas ocupam na via pública (neste caso concreto na Rua Andrade Corvo) de carro (50 carros), de bicicleta (60 bicicletas) e de autocarro (1 autocarro). Este cartaz será amplamente divulgado no sentido de sensibilizar a população para a mudança de hábitos na mobilidade e, por outro lado, pretende revelar a aposta do município na mudança de paradigma para a Mobilidade Sustentável.