Participants

Contact & Activities

Participating city

Valongo
100.000 inhabitants

Local contact

Divisão de Ambiente
Felicidade Pereira
Avenida 5 de Outubro, n.160.
++351 911056253

Participation 2016

The participant is committed to:

Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc)
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
Traffic calming and access control scheme
  • Create park and ride stations
Mobility management
  • Elaboration of educational materials
More details on permanent measures:

Prolongamento do Corredor Ecológico em espaço urbano, desde a estação de Caminhos-de-ferro, por duas vias: Estação CP – Parque da Cidade de Valongo (troço 1) e Estação CP – Águas Férreas (Troço 2) nos moldes da planta em anexo.
A sinalização do corredor será efetuada através da pintura de uma faixa de cor verde ao longo dos passeios na zona urbana e ainda com sinalizadores verticais localizados em pontos estratégicos (inicio do percurso - estação, horta Ponte da Presa, à entrada do parque da Cidade, na Rua do Espinheiro e no final- águas férreas). Este último troço torna-se muito interessante, uma vez que se perspetiva a criação de uma área de lazer num terreno na sua proximidade (assinalado com um ponto verde na planta anexa).
Pretende-se que esta iniciativa assinale o dia Europeu Sem Carros de uma forma simples mas marcante, através da extensão do corredor ecológico em parte urbana, sinalizado através de pintura a verde no pavimento, e sinalização vertical com sinalética em plástico 100% reciclado, garantindo assim a melhor eficiência ecológica dos produtos com os inerentes benefícios aliados à menor carga de poluição ambiental.
A utilização de sinalética mencionada garante ainda a coerência e mesma “linguagem” em todo o corredor, uma vez que o corredor existente possui essa mesma sinalética, além de ser esteticamente apelativo.
A extensão total será aproximadamente de 1170 metros e poderá ser realizada através da criação de dois novos troços. Pode ser um marco importante para promover a sua divulgação e um fácil acesso às serras de modo sustentável, uma vez que a estação de caminho-de-ferro de Valongo é quotidianamente utilizada por pessoas de vários pontos da região que, desta forma, ficarão a saber quão facilmente podem usufruir das serras, um ponto de visita relevante na área metropolitana do Porto, e reconhecido e a nível nacional e internacional.

Estruturas para estacionamento de bicicletas: conceção e aplicação destas estruturas, privilegiando os parques urbanos:
Deverão ser colocados no solo 3 elementos em tubo de metal em “U” invertido, com um intervalo entre eles de cerca de 0,75m, a orçamentar e executar pela DMOT, de acordo com o desenho anexo, nos seguintes espaços, em diversos locais do município, privilegiando as áreas verdes.
Com esta medida convida-se a população a deslocar-se aos espaços verdes do concelho, sem utilizar o veículo
Paralelamente, serão desenvolvidas outras atividades simbólicas, tais como ações de sensibilização, exposição/painel de divulgação sobre as Serras de Santa Justa e Pias/Parque das Serras do Porto, folhetos, e afins, entre outros.