Participants

Contact & Activities

Participating city

Lagos
31.000 inhabitants

Local contact

Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos
Marisa Mestre da Palma
Paços do concelho Sec. XXI - Praça do Municipio - 8600-293 Lagos
++351 282780520

Participation 2017

The participant is committed to:

Organising a week of activities, taking into account the focal theme.
Actions relative to the theme:
Ao longo da semana toda, serão desenvolvidas atividades, em parceria com os parceiros estratégicos na área do desporto, associações, empresa municipal, empresas privadas, Centro de Ciência Viva de Lagos, sempre focados no tema de 2017 - A Partilhar chegamos mais longe. Lagos está passo a passo a caminhar para uma cidade mais saudável, agradável e acessível para todos.
Programa detalhado das atividades a desenvolver ao longo da semana
De dia 16 a 22 de setembro, lançamos o desafio para que todos os cidadãos deixem o carro em casa, ou partilhem com vizinhos e amigos, convidando todos a registarem-se na aplicação Boleia.net.
Teremos Transportes urbanos de Lagos GRATUITOS – A ONDA, aluguer de bicicletas a preços convidativos - 30 % desconto para residentes no concelho de Lagos, e desafiamos os alunos do 2.º/3.º ciclos e secundário a ir para a escola de bicicleta, skate, patins ou trotinete.
Será possível nesta semana a aquisição de bicicletas a preços convidativos – 20 % desconto para residentes no concelho de Lagos na loja Xtreme Lagos.

No dia 16 de setembro, será realizado um Passeio de bicicleta solidário, pelas 17:00 horas, com partida e chegada na Rua José Ferreira Canelas, onde os participantes de todas as idades, poderão andar de bicicleta num circuito previamente definido, e ao mesmo tempo ajudar uma Associação de solidariedade social da cidade. Após o passeio, teremos um convívio com a participação da Associação de Dança de Lagos.
Serão cedidas gratuitamente bicicletas para esta atividade a quem precisar.
Dia 17 de setembro, em Bensafrim, uma freguesia rural de Lagos, será realizada uma demonstração de skates e afins pela Academia de Patins, a partir das 16:00 horas. Convidamos todos a participarem e virem de bicicleta, patins, trotinete, ou de boleia com um vizinho.
No mesmo dia, mas em Odiáxere, decorrerá pelas 17:00 horas, uma caminhada pela História de Odiáxere, com partida do Campo de Futebol, que contará com a participação de Historiador.
Dia 18 de setembro, em Lagos, teremos uma Palestra pelo Dr. João Moreira – Clinica Marina Lagus, sobre o tema – Envelhecer Ativamente, na sede da Junta de Freguesia S. Gonçalo de Lagos, pelas 19:00 horas.
Dia 19 de setembro, em Almádena, zona rural pertencente à freguesia da Luz, será realizada uma Demonstração e convívio de skate com Barbecue, em que todos os interessados poderão participar, a partir das 17:00 horas no Skate Parque de Almádena.
Em Lagos, no mesmo dia, será realizado um Rastreio à Saúde pela Cruz Vermelha, entre as 18:00 – 20:00 horas, na Junta de Freguesia S. Gonçalo de Lagos.
Dia 20 de setembro, teremos uma Caminhada Lagos em Forma, a partir das 19:30 h, num percurso de 8 km e passagem pelo parque Bio Saudável da cidade, com partida do Complexo Desportivo Municipal.
Dia 21 de setembro - Atividades pelo Centro de Ciência Viva de Lagos “A partilhar chegamos mais longe”, das 09:30 às 17:00 horas no Espaço Dóing do CCV
Dia 22 de setembro - DIA EUROPEU SEM CARROS
Transportes urbanos Gratuitos – A ONDA e Comboio Turístico de Lagos, ao longo de todo o dia
Animação nos autocarros da AONDA pelo Teatro Experimental de Lagos - das 10:00 – 12:00 horas / Das 15:00 às 17:00 horas
Dia aberto na Lagos em Forma com utilização gratuita do ginásio, piscinas e aulas, “mediante disponibilidade”
Desporto na Praça do Infante, na cidade, com aulas de grupo para toda a população, promovidas pelos ginásios da cidade – Mais Fit e XL.
Todas as atividades promovidas serão gratuitas
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Develop public bicycle hiring and sharing systems
Pedestrianisation
  • Improvement of infrastructure (new foot bridges, pavements, road crossings, zebra crossings etc)
Public transport services
  • Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
New forms of vehicle use and ownership
  • Launch of online car-pooling and car-sharing schemes
More details on permanent measures:

A Câmara Municipal incentiva o uso responsável do automóvel aos funcionários, promovendo a partilha de viaturas "Car pooling" - prevista em regulamento interno.
Foi aprovado em julho de 2017, pela AMAL, o Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável, encontrando-se previstas várias ações para o municipio de Lagos que visam melhorar a mobilidade dos cidadãos e de quem nos visita, com a criação de troços cicláveis pela cidade, melhoria das infraestruturas para transeuntes, aumento do n.º de suportes para bicicletas, introdução de uma rede de bicicletas partilhadas, construção e requalificação de percursos pedonais, melhoria da sinalização horizontal e implementação de zonas de acalmia, melhoria das condições de estacionamento, implementação de um sistema de gestão da rede de transportes urbanos de Lagos.
Em 2016, o municipio assinou um protocolo com várias entidades, projeto denominado "cycling& Walking", tendo sido desenvolvidas ações que visam a preservação e melhoria das infraestruturas de suporte - estamos a trabalhar na revisão do projeto da Ecovia do Litoral.
No âmbito de outro compromisso que assumimos em 2016 - Compromisso pela Bicicleta, estamos a preparar ações que permitam aumentar não só o n.º de bicicletas utilizadas nos percursos casa-escola-casa, mas também outros meios de transporte mais amigos do ambiente, pelo que, foram adquiridos cacifos para as escolas do 2.º/3.º ciclos e secundário para que os alunos possam guardar skates, patins e trotinetes. Pretendemos, a curto prazo, criar condições para que os alunos destas faixas etárias possam fazer os percursos casa-escola com mais segurança.