Participants

Contact & Activities

Participating city

Setúbal
120.000 inhabitants

Local contact

Divisão de Mobilidade e Transportes
Fátima Nogueira
Praça do Bocage edifício dos Paços do concelho
Câmara municipal de Setúbal
++351 936615891

Participation 2017

The participant is committed to:

Carrying out a Car-Free Day event by closing one or more streets to traffic, and opening it to pedestrians, cyclists and public transport. This should preferably happen on 22 September to mark your town or city as part of World Car-Free Day.
Zone opened to residents on Car-Free Day:
Considerando que o tema da edição de 2017 da semana europeia da mobilidade é “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, sob o slogan, “A partilhar chegamos mais longe”, a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos.

Pretende-se este ano dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários


As tecnologias de transporte inteligentes também podem facilitar a partilha. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas.


A Câmara Municipal de Setúbal tem vindo a realizar nos últimos anos um importante investimento na área da mobilidade urbana, nomeadamente ao nível dos modos suaves, com a requalificação de importantes artérias tornando-as mais pedonáveis e com ciclovias dedicadas.

Assim a Câmara Municipal de Setúbal irá aderir à iniciativa promovendo o Dia Europeu sem Carros no dia 22 de setembro com o encerramento ao tráfego motorizado na Praça do Bocage entre as 8.30h e as 17.00h.

A iniciativa conta com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, Teatro do Elefante e de empresas ligadas à comercialização de bicicletas Bikezone e de veículos elétricos tais como Caetano auto, Citroen, Toyota . Salienta-se que a empresa TST - Transportes Sul do Tejo também aderiu à iniciativa, disponibilizando a carreira 601 e 608 onde poderão ser transportadas bicicletas neste dia.

Para assinalar este dia estão também previstas uma série de atividades tais como:

09h00 às 17h00 – Atividades
• Exposição de veículos amigos do ambiente na Praça do Bocage
• Mostra “Curtas da Mobilidade” da ENA-Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (visionamento na Casa da Baía, Edifício Sado, Paços do Concelho, Cinema Charlot e Fórum Municipal Luísa Todi)
• 2ª Edição do BiketoWork – Somos CMS
• Iniciativa Carapau de Corrida – Arte e Histórias em viagens
Implementing one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.
Permanent measures implemented this year:
New or improved bicycle facilities
  • Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Pedestrianisation
  • Create or enlarge pedestrian streets
Accessibilities
  • Lowering of pavements
  • Enlargement of pavements
  • Removal of architectonic barriers
Mobility management
  • Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders