Participating towns and cities

PortugalLeiria, Portugal

Population:
128.616 inhabitants
Department:
Gabinete de Apoio à Vereação
Contact:
Hugo da Costa Bogalho
Largo da República, 2414-006 Leiria
(++351) 244839500

Participation 2007

Activities within the week Activities within the week

Leiria organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2007, taking into account the annual theme.

All week
1.- Demonstração de veículos eléctricos e com meios de propulsão alternativos; bem como a mostra dos trabalhos dos alunos do curso de Engenharia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, ao nível de veículos eléctricos, híbridos e adaptados para deficientes motores
2.- Realização do workshop "Todos diferentes, todos iguais", no âmbito da celebração do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidade para Todos;
3.- Acção de formação dos técnicos municipais, entre outros, sobre o Decreto-Lei n.º 163/06, de 8 de Agosto, que aprova o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais.

Permanent measures Permanent measures

Leiria implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Plano de desenvolvimento da rede de passeio pedonais cicláveis
Public transport services
Improvement and extension of the public transport network (creation of HOV lanes for public transport modes, new stops, new lines, reserved areas etc)
Traffic calming and access control scheme
Reduction of outside parking zones
New traffic regulations: traffic circulation and parking
Accessibilities
Create wheelchair ramps
Lowering of pavements
Enlargement of pavements
Removal of architectonic barriers
Mobility management
Development of travel plans / mobility plans in consultation with local stakeholders

Car-free day Car-free day

Leiria carries out a Car-Free Day 2007 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
A Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA), à imagem dos anos transactos, engloba a zona central de Leiria, numa área de 0.36 km2 e com população residente de 2500 habitantes.
Foi sempre objectivo desta Autarquia desenvolver ao longo das edições da Semana Europeia da Mobilidade um conceito urbano que tinha a sua expressão máxima na interligação entre o eixo do Rio Lis, espaço privilegiado do ponto de vista cénico-natural, com o eixo definido pelo Castelo e Centro Histórico, espaço privilegiado do património histórico-monumental da Cidade. A interligação destes eixos, reforçada pela intervenção do Programa Polis, consubstancia-se no espaço que se foi historicamente transformando no centro social e funcional de Leiria – A Praça Rodrigues Lobo e o Largo 5 de Outubro de 1910.
Tal como qualquer das cidades europeias de hoje, Leiria apresenta características de uma cidade com algum congestionamento, sendo de destacar a dificuldade de circulação dentro desta zona central da cidade pelo excesso de veículos aí existentes, assim como as elevadas emissões de gases provocadas pela circulação de veículos a baixa velocidade e excesso de ruído derivado da circulação automóvel.
A Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA) é limitada pelas seguintes vias, nas quais ainda é possível circular: Rua de Alcobaça, Rua Comandante João Belo, Largo Marechal Gomes da Costa, Rua João de Deus, Largo Alexandre Herculano, Ponte Afonso Zuquete, Rua do Lis, Largo Camilo Castelo Branco, Rua Comissão de Iniciativa 1931, Rua Anzebino da Cruz Saraiva, Avenida D. João III, Praça do Emigrante, Rua da Europa, Avenida Cidade de Maringá, Rotunda da Zona Desportiva, Rua Pero Alvito, Avenida Ernesto Korrodi e Rua dos Mártires.