Participating towns and cities

PortugalMiranda do Corvo, Portugal

Population:
5.000 inhabitants
Department:
Mobilidade
Contact:
Rui Godinho
Praça José Falcão
3220-206 Miranda do Corvo
(++351) 239530320
Miranda do Corvo already registered 8x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2023 2012 2007 2006 2005 2004 2003 2002

Participation 2012

Activities within the week Activities within the week

Miranda do Corvo organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2012, taking into account the annual theme.

All week
No decorrer da Semana Europeia da Mobilidade a realizar no Município de Miranda do Corvo, considerando o programa e as atividades planeadas no âmbito desta iniciativa, pretende-se que os munícipes se dediquem e participem numa semana dedicada à mobilidade sustentável.
O principal objetivo, para além do alerta para a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à mudança de hábitos e à utilização do automóvel particular, se consciencializem para a adoção de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído.
Com estas ações pretende-se proporcionar a oportunidade aos munícipes para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e usufruírem de atividades ao ar livre, estreitando relações interpessoais e em contacto com a natureza.
Pretende-se também proporcionar uma oportunidade para redescobrirem a Vila de Miranda do Corvo, estreitando relações com outros munícipes e redescobrir o património natural e construído, num ambiente mais saudável e agradável.
Ao focalizar as ações e atividades no tema específico desta Semana Europeia da Mobilidade, ou seja, ao incentivar os seus cidadãos para que se “Avance na direção certa”, o Município de Miranda do Corvo pretende estimular à participação consciencializando para uma adaptação ou mudança de atitudes.
Assim, atendendo às ações que se pretendem seguir e implementar no decorrer desta semana, ou seja, a utilização e usufruto dos vários percursos pedestres existentes e demarcados no concelho, a adoção da bicicleta como transporte alternativo e a educação para a responsabilidade rodoviária, pretende-se, em simultâneo, que estas também sejam assumidas como medidas de carácter permanente e que sustentam o tema deste ano, “Avançando na direção certa”.
O essencial será a divulgação de boas práticas, fazendo uma disseminação da informação disponível ao maior número de potenciais munícipes interessados. Pretende-se, pois, facilitar o acesso a toda esta informação permitindo que mais munícipes beneficiem destas atividades, promovendo a procura de parceiros adequados para o desenvolvimento destas ações ou para a sua implementação com caráter permanente.
Queremos dar valor ao património histórico e natural contribuindo para a sua preservação através da adoção de diferentes meios de locomoção e de diferentes modos de estar e conviver. Com estas ações pretendemos mostrar a todo como usufruir do espaço público e contribuir para a sua dinamização e vivência em comunidade com respeito pelo ambiente. Com pequenas ações caminharemos em direção a um futuro mais risonho - “Avançando na direção certa”.