Participating towns and cities

Portugal Santarém (Santarem) , Portugal

Population:
58.671 inhabitants
Department:
Gabinete de Relações Públicas e Comunicação
Contact:
José João Gomes
Praça do Município
2005-245 Santaré Santarém
(++351) 968759968

Participation 2014

Activities within the week Activities within the week

Santarém (Santarem) organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2014, taking into account the annual theme.

All week
No âmbito da adesão do Município de Santarém à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que decorrerá de 16 a 22 de Setembro e cujo tema transversal em 2014 é ”As nossa ruas, a nossa escolha”, realiza-se no próximo dia 18 de setembro de 2014, na Sala da Assembleia Municipal, no edifício da ex-Escola Prática de Cavalaria o IV Fórum Participativo da Agenda 21 Local de Santarém - “Fórum Segurança” e no dia 22 de Setembro a comemoração do Dia Europeu sem Carros.
A SEM tem o objetivo de facilitar o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular uma das principais fontes de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) responsáveis pelo fenómeno das Alterações Climáticas. As Alterações Climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, sendo fundamental a tomada de medidas com vista à mitigação (redução das emissões de GEE para a atmosfera) e adaptação (minimização dos efeitos negativos) às Alterações Climáticas.
Neste enquadramento e tendo em consideração que o tema “segurança” abrange o conceito conceito de safety – controlo de riscos naturais e security - controlo das ameaças humanas, foi definido o seguinte programa:
14h00m - Sessão de Abertura
Câmara Municipal de Santarém
14h15m – “Alterações Climáticas – Impactes e Riscos no Território”
Prof. Doutor Filipe Duarte Santos
14h45m – “Segurança em Meio Urbano”
Polícia de Segurança Pública (PSP) – Comando Distrital de Santarém
15h05m – “Segurança em Meio Rural”
Guarda Nacional Republicana (GNR) – Comando Territorial de Santarém
15h25m – Pausa para Café
15h45m – Dinâmica Participativa
17h30m – Encerramento

Permanent measures Permanent measures

Santarém (Santarem) implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets

Car-free day Car-free day

Santarém (Santarem) carries out a Car-Free Day 2014 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
1.2 - Organização do evento “Na cidade, sem o meu carro!”, ou seja, o encerramento ao tráfego motorizado durante um dia (8 horas), preferencialmente na 2ª feira, dia 22 de Setembro de 2014.
- Zona a encerrar ao tráfego automóvel no dia 22 de Setembro: Largo do Município.