Participating towns and cities

Portugal Lisboa (Lisbon) , Portugal

Website:
Population:
556.797 inhabitants
Department:
Direção Municipal da Mobilidade
Contact:
Ana Raimundo
Rua Alexandre Herculano, 46
1269-054 Lisboa
(++351) 213501321

Participation 2014

Activities within the week Activities within the week

Lisboa (Lisbon) organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2014, taking into account the annual theme.

All week
• Exposição “Maria Bicicleta”
• De Bicicleta para o Trabalho
• Caminhadas e Percursos Pedonais
• Atividades desportivas
• Animação de rua
• Jogos tradicionais

Permanent measures Permanent measures

Lisboa (Lisbon) implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Further info
• Semipedonalização da Ribeira das Naus (trânsito condicionado)
Encerramento da Ribeira das Naus ao trânsito durante 50% dos dias do ano: fins de semana, feriados e pausas escolares.

• Instalação de parquímetros / aumento da área de parqueamento
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa instalou de 93 parquímetros em novas áreas da cidade que representam 2.623 novos lugares de estacionamento. Prevê-se até ao final de 2014 a instalação de 72 novos parquímetros que representam 891 novos lugares de estacionamento.

• Zonas para residentes
A EMEL – Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa criou 550 bolsas de estacionamento exclusivo a residentes com dístico de zona. Prevê-se até ao final de 2014 a criação de 489 bolsas de estacionamento exclusivo a residentes com dístico de zona.

• Projeto Urbano “Uma praça em cada Bairro”
Requalificação do espaço público em 30 locais da cidade (numa primeira fase), melhorando a segurança e conforto de quem anda a pé, aumentando as áreas de estar ao ar livre através de ações como:
- Alargamento de passeios, instalação de áreas de esplanada e estadia, plantação de árvores, criação de zonas de sombreamento, colocação de novo mobiliário urbano, redução do impacto do tráfego automóvel, reordenamento do estacionamento, criação de novas ciclovias, alargamento de zonas verdes, melhoria de infraestruturas, repavimentação, eliminação de barreiras arquitetónicas, incentivo à instalação de comércio e equipamentos coletivos de proximidade.

• Ligação Pedonal à Colina do Chiado / Carmo
Considerando-se estratégica, do ponto de vista urbano e de dinamização da Baixa, a ligação pedonal desta às colinas adjacentes, nomeadamente à do Chiado/Carmo, prevê-se a conclusão do percurso qualificado, em rampas e escadas do Pátio B ao patamar à porta sul da Igreja do Convento do Carmo e uma segunda ligação pedonal por meio de um elevador a localizar numa loja municipal na rua do Carmo até aos terraços do Carmo localizados a tardoz do Convento.

• Ligação Pedonal da Baixa ao Castelo de S. Jorge
Intervenção estratégica do ponto de vista urbano e de dinamização da Baixa e da sua ligação às encostas adjacentes, nomeadamente à Colina do Castelo.
A estratégia para o percurso desenvolve-se em 3 fases:
Acesso ao Largo Adelino Amaro da Costa a partir da rua dos Fanqueiros, com instalação de elevadores no edifício de Acolhimento (concluído);
Requalificação do antigo mercado do Chão do Loureiro, espaço multifuncional com valência de estacionamento em silo automóvel e elevador público até à cota da rua da Costa do Castelo (concluído);
Requalificação urbana do Largo Adelino Amaro da Costa, zona envolvente ao mercado e percurso até à cota da Costa do Castelo e Calçada do Marquês de Tancos (obra em curso).

• Introdução de veículos “limpos” para uso da Autarquia
Atualmente a frota municipal de veículos elétricos é composta por 90 unidades (57 automóveis ligeiros de passageiros, 22 quadriciclos e 11 diciclos/segway)
Até ao final do ano prevê-se um aumento da frota em 12 quadriciclos e uma viatura pesada de mercadorias.

• Plano de Acessibilidade Pedonal (PAP)
Lisboa é uma cidade que tem barreiras à acessibilidade, o que prejudica a segurança, a liberdade e o bem-estar de quem nela reside, estuda/trabalha ou que a visita.
O Plano apresenta um diagnóstico global da situação, define as orientações que devem guiar os serviços municipais, e 100 ações que estes devem executar até 2017.
A partir do cruzamento das obrigações legais com as áreas de operação da CML, foram definidas as cinco áreas operacionais do Plano: Via Pública; Equipamentos Municipais; Articulação com a Rede de Transporte Público; Fiscalização de Particulares e Desafios Transversais.
A avaliação do PAP será feita com base numa bateria de indicadores, segundo critérios de transparência, de diálogo e de participação pública da sociedade civil, sendo divulgados anualmente, nos Relatórios Anuais de Execução, que estarão disponíveis para consulta pública, na página de Internet da CML.

• Modelo de Passagem de Peões Acessível
A cidade de Lisboa tem mais de 9.400 passadeiras, que devem dar resposta às reais necessidades de todos os Peões e facilitar a sua circulação em segurança.
O Modelo de Passagem de Peões Acessível é uma ferramenta de trabalho, que define as especificações de Acessibilidade a cumprir nas passagens de peões de superfície do Concelho de Lisboa, baseado nas normas legais em vigor, nas boas práticas internacionais e na experiência prática de vários técnicos.
O Modelo implica mudanças no saber e no fazer, e a mudança é sempre um desafio. Este desafio é exigente, mas é também incontornável para o futuro de Lisboa, especialmente se tivermos em conta o envelhecimento demográfico e o elevado número de atropelamentos.

• Corredores BUS (novos e expansão de corredores existentes)
Encontra-se em estudo o estabelecimento de novos corredores BUS e a expansão de outros já existentes que irão permitir melhorar as condições da circulação dos TPs a nível da fluidez do tráfego e garantir maior velocidade comercial ao longo desses canais. Esta medida é importante para o funcionamento dos TPs pois irá proporcionar aos seus utilizadores menor tempo de trajeto, podendo funcionar ainda como medida de incentivo à transferência de utilizadores do transporte individual (TI) para o TP, uma vez que oferece melhores condições de deslocação.

• Reordenamento das interfaces existentes
A CML encontra-se a estudar o reordenamento das interfaces existentes permitindo conexões mais adequadas entre os diferentes modos de TPs e entre estes e os restantes modos de locomoção. Este reordenamento pretende:
Garantir melhores ligações entre os sistemas de parqueamento e os modos de TPs, quer a nível espacial quer a nível do tarifário.
Melhorar o sistema de gestão das interfaces de modo a otimizar as condições de estadia e de conforto para os utilizadores; estabelecer sistemas de informação que permitam uma leitura fácil e ajustada ao funcionamento da interface.

• Intervenções no Espaço Público
Pintura de passadeiras - 42 intervenções
Rebaixamento de passagens para peões com pavimentos tácteis - 35 intervenções
Criação de Percursos pedonais ou reconstrução de pavimentos com zonas mistas e alargamento de passeios – 6 intervenções executadas e 2 em execução


• Zonas 30 (acalmia de tráfego)
Bairro do Arco do Cego
Bairro das Estacas
Bairro de Alvalade Norte/Poente e Sul/Poente

Car-free day Car-free day

Lisboa (Lisbon) carries out a Car-Free Day 2014 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Dia 20 - Iniciativa Telheiras em Movimento
Condicionamento: Rua Prof. Francisco Gentil (entre os entroncamentos com a Rua Hermano Neves e a Rua Prof. Mário Chicó) - entre as 11:00 e as 20:30 de dia 20 de setembro