Participating towns and cities

PortugalCoruche, Portugal

Population:
8.000 inhabitants
Department:
Ambiente e Energia
Contact:
Rosa Lopes
Praça da Liberdade
2100-121 Coruche
(++351) 243610200

Participation 2017

Activities within the week Activities within the week

Coruche organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2017, taking into account the annual theme.

All week
Caminhada verde; Jogos sobre mobilidade sustentável nos estabelecimentos de ensino; Divulgação no site da Câmara Municipal de Coruche do conceito "Mobilidade partilhada".

Permanent measures Permanent measures

Coruche implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Develop public bicycle hiring and sharing systems
Accessibilities
Create wheelchair ramps
Lowering of pavements
Removal of architectonic barriers
Launch of accessibility plans
Create useful tool for people with reduced mobility
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns
Further info
1) Aquisição e implementação de um sistema de partilha de bicicletas promovendo o uso de modos suaves de transporte na vila de Coruche. Este sistema integra diferentes locais da vila de Coruche e é gerido através de um software próprio, garantindo assim que a oferta é acessível aos potenciais utilizadores. Os pontos de partilha das bicicletas incluem um “Totem/Muppie – Front office” de acesso ao serviço. O sistema inclui ainda 40 docas de ancoragem das bicicletas.
O sistema de partilha dispõe de 10 bicicletas convencionais e de 17 bicicletas elétricas.
O mérito deste projeto consiste, fundamentalmente, em promover a mobilidade verde dos munícipes, promovendo uma interligação entre vários modos de transporte, pela em disponibilização de bicicletas em vários equipamentos/infraestruturas públicos nomeadamente, Edifício dos Paços do Concelho, Piscinas, Central de Camionagem e Parque do Sorraia.

2)Continuidade do Plano de Promoção da Acessibilidade (ferramenta de gestão da acessibilidade fundamental que permite alcançar um aumento da qualidade de vida para todos os cidadãos. Possibilita programar, executar e avaliar as ações no âmbito da via pública, edifícios, transportes e comunicação de forma integrada e abrangente, de acordo com a metodologia Design for All ou Design Universal, contribuindo para a inclusão social de todos os cidadãos).

Car-free day Car-free day

Coruche carries out a Car-Free Day 2017 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
ZSTA será localizada no centro histórico da vila de Coruche e terá uma dimensão aproximada de 500 m