Participating towns and cities

PortugalCascais, Portugal

Population:
206.479 inhabitants
Contact:
RC Geral
Complexo Multiserviços da Câmara Municipal de Cascais
Estrada de Manique nº 1830 – Alcoitão
2645-550 Alcabideche
(++351) 969830106
Geodata incomplete or missing !

Participation 2018

Activities within the week Activities within the week

Cascais organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2018, taking into account the annual theme.

17 September
Escolinha do MobiCascais - EB1/JI Rómulo de Carvalho
Sendo Cascais, a Capital Europeia da Juventude, para as Comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, Cascais quer dedicar esta semana aos mais jovens, nomedamente com a realização da Escolinha do MobiCascais por diversas escolas do 1º ciclo. Trata-se de uma ação de sensibilização para promover e incentivar a mobilidade com ganhos de eficiência para os utilizadores e para o ambiente, contribuindo para a redução de congestionamentos, das emissões de carbono fundamental para a melhoria da qualidade do ar e do meio ambiente. Divulgação de um novo serviço disponibilizado “Sub14”, que consiste na utilização gratuita dos autocarros do MobiCascais pelas crianças e jovens até aos 14 anos, com o objetivo de reduzir o impacto das deslocações no meio ambiente, fomentando a mobilidade inclusiva e a coesão social.
18 September
Escolinha do MobiCascais na EB1/JI Rómulo de Carvalho
19 September
Escolinha do MobiCascais na EB1/JI Raul Lino
20 September
Escolinha do MobiCascais na EB1/JI das Areias em S. João do Estoril
21 September
Escolinha do MobiCascais na EB1 nº1 de Carcavelos

Paralelamente a estas iniciativas é do interesse da Câmara sensibilizar os seus colaboradores, de todo o universo municipal para a importância de uma mobilidade sustentável, pelo que será lançado o desafio de um almoço de convívio com a particularidade que a deslocação ser feita de bicicleta. De acordo com as edições anteriores, esperamos contar com a participação de cerca de 30 ciclistas, ao longo de cerca de 3km, desde o local de concentração de bicicletas até ao restaurante.
22 September
BiCas Tour - Passeios de Bicicleta, em Cascais, com Guia Turístico. Com intuito de fomentar o uso de bicicleta, Cascais investiu nos últimos meses no aumento das ciclovias e na disponibilização de Docas e de BiCas por todo o concelho. Neste sentido serão realizados dois percursos desde o Centro da Vila, mais propriamente a EcoCabana até à Guia, passando pelo passeio marítimo.

Permanent measures Permanent measures

Cascais implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
BiCas Tour - Passeios de Bicicleta, em Cascais, com Guia Turístico.
Mobility management
Adoption of school travel plans
Launch of awareness-raising campaigns