Participating towns and cities

PortugalPombal, Portugal

Website:
Population:
55.217 inhabitants
Department:
Divisão de Urbanismo, Planeamento e Reabilitação Urbana
Contact:
Ana Rita Freire
Rua da Filarmónica Artística Pombalense, n.º 12
3100-430 Pombal
(++351) 236210500
Pombal already registered 10x for EUROPEANMOBILITYWEEK in: 2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014

Participation 2018

Activities within the week Activities within the week

Pombal organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2018, taking into account the annual theme.

16 September
-
17 September
Venha de POMBUS à cidade - Sensibilização à população para a utilização dos transportes urbanos de Pombal, com bilhete gratuito no dia 17 de setembro (segunda-feira).
19 September
A Escola vem de bicicleta à Cidade + “Etapa segura – Campanha de Segurança Rodoviária” – Atividade a realizar em colaboração com a Junta de Freguesia de Pombal, pretendendo-se sensibilizar a população em idade escolar (1.º ciclo) para as boas práticas na condução de bicicletas, bem como transmitir valores e incutir noções de segurança rodoviária junto dos alunos.
Pretende-se um dia cheio de atividades divertidas e, ao mesmo tempo, educativas, centralizadas no Jardim do Cardal, mas estendido, no período da manhã, pela avenida Heróis do Ultramar, entre a rotunda da Fonte Luminosa e a rotunda junto ao Centro de Saúde (conforme peça desenhada em anexo), para com os alunos do 4.º ano se efetuar um passeio de bicicleta.
20 September
Ação de rua contra o estacionamento abusivo - Ação de sensibilização à população escolar e geral, dirigida essencialmente aos automobilistas, que muitas vezes inviabilizam a circulação dos peões.
21 September
Escola de Acessibilidade + Trânsito e Mobilidade (promovido pela PSP) - Sensibilização à população pré-escolar sobre as dificuldades de circulação das pessoas com mobilidade condicionada e ação de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela PSP, com incidência nos seus veículos automóveis e motorizados e visita às suas instalações.
22 September
De bicicleta pela Cidade – Passeio de bicicleta pela cidade de Pombal, realizado em conjunto com a Junta de Freguesia de Pombal, onde se pretende um encontro de famílias, com promoção e divulgação das ciclovia existentes na cidade.

Permanent measures Permanent measures

Pombal implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle network (creation of new lanes, extension, renovation, signposting etc)
Develop public bicycle hiring and sharing systems
Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets
Accessibilities
Lowering of pavements
New forms of vehicle use and ownership
Use of clean vehicles