Participating towns and cities

PortugalLeiria, Portugal

Population:
128.616 inhabitants
Department:
Gabinete de Apoio à Vereação
Contact:
Hugo da Costa Bogalho
Largo da República, 2414-006 Leiria
(++351) 244839500

Participation 2020

Car-free day Car-free day

Leiria carries out a Car-Free Day 2020 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Através do Despacho do Sr. Presidente da CML, datado de 9 de fevereiro de 2020, foi decidida a realização, no concelho, da Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro de 2020, dado o relevante interesse municipal na educação e promoção da mobilidade sustentável.

Para efeitos de concretização desta decisão e para cumprimento dos critérios de adesão estabelecidos a nível europeu para aquela iniciativa torna-se necessária a promoção de uma série de ações, nomeadamente a organização do evento “Na cidade, sem o meu carro”, ou seja, o encerramento ao tráfego motorizado de uma zona ou mais, a realização de atividades, envolvendo formalmente, o maior número possível de atores locais (comerciantes, empresas, organizações comunitárias, escolas, etc.), promover a monitorização e avaliação da iniciativa, as quais passam, entre outras, pela realização de campanha de monitorização da qualidade do ar, e campanha de monitorização do ruído, de acordo com as Diretrizes para essa monitorização definidas pela APA, IP – Agência Portuguesa do Ambiente e utilizar todos os canais de comunicação disponíveis para publicitar o evento e as medidas permanentes a implementar.

A participação do ML na edição deste ano, está fortemente condicionada pela pandemia Covid-19, o que obrigou a cancelar uma série de atividades que haviam sido planeadas. No entanto, ainda assim o Município de Leiria pretende renovar o compromisso do de tornar o nosso espaço público e a sua estratégia de mobilidade alinhada com o compromisso nacional e europeu de redução de emissões de gases com efeito de estufa e de promoção de mobilidade inclusiva.

Assim, será efetuada uma grande aposta na promoção e divulgação de conteúdos digitais, atinentes a temas como: poluição, qualidade do ar, ruído, promoção da mobilidade elétrica e dos modos suaves, bem como vídeos promocionais e institucionais de boas práticas por parte dos cidadãos e das empresas. Será dado particular enfoque no sítio da internet da Câmara Municipal de Leiria e nas redes sociais.

No dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros”, a CML irá suprimir o trânsito na zona do Rossio da Cidade-frente ao Largo 5 de outubro, e na Rua Barão de Viamonte, a qual deverá ser reservada a peões e ciclistas, durante o período das 8h00 às 20h00, sendo que irão ser desenvolvidas algumas atividades de cariz essencialmente pedagógico dirigidas aos transeuntes mais jovens, de forma segura e as quais obedecem às medidas preconizadas na Resolução do Conselho de Ministros 70-A/2020, de 11 de setembro, nomeadamente às estabelecidas nos artigos 7.º e 9.º, mormente todos os equipamentos serão devidamente desinfetados antes e após cada utilização ou interação com os participantes.

Entre essas atividades, a realizar no Largo do Papa, Praça Rodrigues Lobo, Largo 5 de Outubro e Largo Goa, Damão e Diu, incluem-se disponibilidade de jogos tradicionais, carros elétricos para crianças, karts, hoverboards e trotinetes.

Mais do que assinalar uma efeméride, o objetivo é dar passos seguros no sentido de construir um território cada vez mais inteligente e sustentável, facilitador do uso de meios de transporte eficientes do ponto de vista ambiental, reduzindo a nossa pegada ecológica.