Participating towns and cities

PortugalMértola, Portugal

Population:
6.205 inhabitants
Department:
President's Advisor
Contact:
Luís Martins
Praça Luís de Camões
7750-329 Mértola
(++351) 968632923

Participation 2021

Activities within the week Activities within the week

Mértola organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2021, taking into account the annual theme.

16 September
10.00h - Inauguração da Exposição Bibliográfica sobre a temática “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde” – Biblioteca Municipal de Mértola. Esta exposição manter-se-á acessível ao público até ao dia 22 de setembro de 2021.
17 September
19.00 h - Cãominhada – “Passeio com o cão em Segurança e com Saúde” (início Parque de Lazer Municipal num percurso ao longo vila de Mértola)
18 September
9.00 h Realização de um Percurso Verde “em Segurança e com Saúde”, sob a forma de uma Caminhada, com sessão de informação sobre cuidados a ter com a realização de atividades de ar livre como caminhadas, corridas, ou trails, etc.) – início Parque de Lazer Municipal de Mértola.
19 September
9.00 h - Passeio de BTT “À descoberta da Mina de S. Domingos em Segurança e com Saúde” (início junto ao cineteatro da Mina de S. Domingos). Esta ação que pretende incentivar a utilização da bicicleta para desfrutar um território singular, será complementada por divulgação de folhetos destinada a sensibilizar dos condutores em particular e cidadãos em geral para o respeito nas rodovias e ruas pelos utentes da bicicleta em segurança e com saúde. Este evento será organizado pela Câmara Municipal de Mértola e Junta de Freguesia de Corte do Pinto.

9.00 h - Realização de uma “Caminhada sem lixo” - Caminhar pelo Oceano, visando recolher os resíduos acumulados ao longo da zona ribeirinha da Vila de Mértola pois o lixo pode encontrar vários caminhos até ao oceano. A ser promovido pala CMM com a Junta de Freguesia de Mértola. (início junto ao cais do Guadiana).
20 September
18.00 h - Sessão de Atividade Física e Lazer Ativo alusivo ao tema “Mobilidade Sustentável em Segurança e com Saúde”, promovida pela Câmara Municipal de Mértola, no Parque Desportivo e de Lazer Municipal.
21 September
21.00 h - Caminhada noturna – Os sons da noite. Com a colaboração do ICNF e guias locais – (início Junta de Freguesia de Mértola).
22 September
Dia Europeu Sem Carros (DESC 2021).

8.30h – Encerramento da Zona Sem Trânsito Automóvel (ZSTA) no Centro Histórico de Mértola e inicio das atividades no âmbito do DESC 2021 - Em Mértola sem o meu Carro, sobre o tema " Mobilidade Sustentável em Segurança e com Saúde ".

9.30h – Abertura do Espaço Mobilidade e Saúde - Rastreios da Unidade Móvel Médico-social e testes de Aptidão Física (grupo de desporto), enquadrado na temática da Mobilidade em Segurança e com Saúde, no Largo Vasco da Gama.

09.30h- Exposição, sessão de experimentação e de esclarecimento sobre bicicletas e outros veículos elétricos.

10.00h – Espaço de convívio, leitura e distribuição de informação europeia alusiva à Semana Europeia da Mobilidade, promovido pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, sediado na ADPM, no Largo Vasco da Gama.

18.00h Encerramento da Exposição Bibliográfica sobre a temática “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde” e Campanha de recolha de contributos visando a melhoria da Mobilidade Sustentável no concelho de Mértola e nomeadamente no Centro Histórico.

18.00h – Reabertura das ruas do Centro Histórico e conclusão do DESC 2021- Em Mértola sem o meu Carro, sobre o tema " Mobilidade Sustentável em Segurança e com Saúde ".

Permanent measures Permanent measures

Mértola implements one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Develop public bicycle hiring and sharing systems planned
Installation of charging points for e-bikes planned
Implementação do Projeto em Mértola da Rede de Bicicletas Elétricas e Instalação de 3 Bike Stations (Mértola, Mesquita, Mina de S. Domingos).

Car-free day Car-free day

Mértola carries out a Car-Free Day 2021 and closes off one or more streets to traffic, and opens it to pedestrians, cyclists and public transport.

Zone opened to residents on Car-Free Day:
Para este ano de 2021, a ZSTA corresponde a uma área que inclui a totalidade do Centro Histórico de Mértola, estando no dia 22/09/2021 (quarta-feira), proibida a circulação de todos os veículos automóveis, à excepção de:

-Transportes colectivos de passageiros;

-Veículos afectos ao serviço de deficientes motores;

-Viaturas que transportem produtos alimentares perecíveis;

-Emergências (gás, água, etc.);

-Veículos prioritários (GNR, Bombeiros, Ambulâncias, etc.).

Pretende-se neste dia condicionar o tráfego automóvel, entre as 08.30 e as 18.00 horas, numa área de 8,1 ha, na qual residem aproximadamente 209 pessoas, mas que diariamente atrai bastantes utentes e visitantes respetivamente aos serviços públicos e equipamentos museológicos aí instalados, além dos funcionários que aí têm o seu local de trabalho.

-Encerramento ao trânsito das ruas integradas na Zona Sem Tráfego Automóvel, entre as 8.30h e as 18.00h, ou seja, todo o Centro Histórico de Mértola (vila intramuralhas) com destaque para as seguintes ruas:

-Rua Alonso Gomes;
-Rua Prof. Baptista da Graça;
-Rua d. Sancho II;
-Praça Luís de Camões;
-Rua dos Combatentes da Grande Guerra;
-Largo da Misericórdia;
-Rua Dr. António José de Almeida,
-Rua Elias Garcia;
-Estrada da Ribeira (encosta oeste, limitado pela ribeira de Oeiras).