Participating towns and cities

PortugalGuimarães, Portugal

Population:
156.849 inhabitants
Department:
Departamento de Ambiente e Sustentabilidade - Divisão de Mobilidade

Participation 2014

Activities within the week Activities within the week

Guimarães organises activities during EUROPEANMOBILITYWEEK 2014, taking into account the annual theme.

Permanent measures Permanent measures

Guimarães implements, planned or promotes one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets implemented
Traffic calming and access control scheme
New traffic regulations: traffic circulation and parking implemented
Accessibilities
Lowering of pavements implemented
Mobility management
Launch of awareness-raising campaigns implemented
Further info
Instalação de balizadores retrateis nos acessos ao centro histórico intramuros, a partir do Largo do Toural e do Largo Navarros de Andrade.
O Municipio de Guimarães iniciará no dia 22 de Setembro as obras para à instalação dos equipamentos necessários ao condicionamento do acesso de veículos ao Centro Histórico classificado intramuros.
O equipamento condicionará de modo mecânico o acesso a partir da Porta de Santa Luzia e Porta Nova, conforme REGULAMENTO DE ACESSO À ZONA INTRAMUROS DO CENTRO HISTÓRICO DE GUIMARÃES, sem prejuízo das exceções previstas no mesmo, designadamente dos residentes.
O acesso automático será facultado preferencialmente através de sistema de reconhecimento de matrícula, permitindo ainda a adoção de cartão sem contato ou por chamada telefónica. Será ainda disponibilizado o contato com os postos de comando, instalados na Polícia Municipal e Câmara Municipal, no caso outras situações que possuam um carácter de exceção.
As referidas portas serão ainda dotadas de sistema de vigilância por câmara de vídeo, permitindo, para além do controlo automático do acesso, a monitorização do mesmo.
Em plena Semana Europeia da Mobilidade e nesse âmbito, esta medida permanente apresenta-se como um claro contributo para a promoção da pedonalização do centro histórico, promovendo assim o comércio, o turismo, a segurança e a qualidade de vida.