Participating towns and cities

PortugalValongo, Portugal

Population:
101.464 inhabitants
Department:
Divisão de Ambiente

Participation 2016

Permanent measures Permanent measures

Valongo implements, planned or promotes one or more new permanent measure(s), which contribute(s) to modal transfer from private car to environmentally sound means of transport.

New or improved bicycle facilities
Improvement of bicycle facilities (parking, locks etc) implemented
Pedestrianisation
Create or enlarge pedestrian streets implemented
Traffic calming and access control scheme
Create park and ride stations implemented
Mobility management
Elaboration of educational materials implemented
Further info
Prolongamento do Corredor Ecológico em espaço urbano, desde a estação de Caminhos-de-ferro, por duas vias: Estação CP – Parque da Cidade de Valongo (troço 1) e Estação CP – Águas Férreas (Troço 2) nos moldes da planta em anexo.
A sinalização do corredor será efetuada através da pintura de uma faixa de cor verde ao longo dos passeios na zona urbana e ainda com sinalizadores verticais localizados em pontos estratégicos (inicio do percurso - estação, horta Ponte da Presa, à entrada do parque da Cidade, na Rua do Espinheiro e no final- águas férreas). Este último troço torna-se muito interessante, uma vez que se perspetiva a criação de uma área de lazer num terreno na sua proximidade (assinalado com um ponto verde na planta anexa).
Pretende-se que esta iniciativa assinale o dia Europeu Sem Carros de uma forma simples mas marcante, através da extensão do corredor ecológico em parte urbana, sinalizado através de pintura a verde no pavimento, e sinalização vertical com sinalética em plástico 100% reciclado, garantindo assim a melhor eficiência ecológica dos produtos com os inerentes benefícios aliados à menor carga de poluição ambiental.
A utilização de sinalética mencionada garante ainda a coerência e mesma “linguagem” em todo o corredor, uma vez que o corredor existente possui essa mesma sinalética, além de ser esteticamente apelativo.
A extensão total será aproximadamente de 1170 metros e poderá ser realizada através da criação de dois novos troços. Pode ser um marco importante para promover a sua divulgação e um fácil acesso às serras de modo sustentável, uma vez que a estação de caminho-de-ferro de Valongo é quotidianamente utilizada por pessoas de vários pontos da região que, desta forma, ficarão a saber quão facilmente podem usufruir das serras, um ponto de visita relevante na área metropolitana do Porto, e reconhecido e a nível nacional e internacional.

Estruturas para estacionamento de bicicletas: conceção e aplicação destas estruturas, privilegiando os parques urbanos:
Deverão ser colocados no solo 3 elementos em tubo de metal em “U” invertido, com um intervalo entre eles de cerca de 0,75m, a orçamentar e executar pela DMOT, de acordo com o desenho anexo, nos seguintes espaços, em diversos locais do município, privilegiando as áreas verdes.
Com esta medida convida-se a população a deslocar-se aos espaços verdes do concelho, sem utilizar o veículo
Paralelamente, serão desenvolvidas outras atividades simbólicas, tais como ações de sensibilização, exposição/painel de divulgação sobre as Serras de Santa Justa e Pias/Parque das Serras do Porto, folhetos, e afins, entre outros.